Projeto Rondon abre vagas de voluntários para ação em Sergipe

Estudantes de graduação que se preocupam com a sociedade, com o meio ambiente e que gostam de aventuras, podem se inscrever para o Projeto Rondon, que desta vez realiza a Operação Mangabeiras, em Sergipe, de 18 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024. São dez vagas disponíveis: oito para voluntários e duas para suplentes. As inscrições devem ser realizadas até o dia 16 de setembro.

O professor do Instituto Integrado de Saúde e coordenador da Operação Mangabeiras, Sebastião Martins de Souza Neto, explica que esta é uma ação voluntária, com direito a certificado de 160 horas, que contabiliza para as atividades de extensão dos estudantes. Sobre os impactos da experiência, ele elenca ainda as principais. “Vivenciar a realidade das comunidades carentes no interior do país, contribuir com o conhecimento técnico obtido na Universidade para melhorar a qualidade de vida das pessoas e reduzir a desigualdade social, [além de] trocar experiências com outros universitários, de forma que se tornem atores conscientes do seu papel como integrante de uma sociedade mais justa”.

É necessário que os candidatos estejam regularmente matriculados em cursos das áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde, e tenham cursado mais de 50% da carga horária da graduação. Além disso, é necessário ter tempo livre para se dedicar às etapas de planejamento e capacitação, que serão realizadas de outubro deste ano a janeiro de 2024. O Ministério da Defesa, o governo do Estado de Sergipe e o governo do Estado de Mato Grosso do Sul garantem aos discentes classificados o transporte, alimentação, alojamento, assistência médica e o kit-rondonista, composto de mochila, chaveiro, bloco de notas, chapéu, camisetas e garrafa de água.

O Projeto Rondon é uma atividade realizada pelo Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, que oferece aos estudantes de graduação uma imersão em pequenas comunidades, auxiliando nos processos de desenvolvimento sustentável e social em cada uma das regiões frequentadas.

Para concluir as inscrições, os estudantes precisam enviar o histórico escolar atualizado, uma proposta de projeto de intervenção com até duas páginas e carta de intenção sobre o interesse em participar da Operação Mangabeiras. Todos os documentos devem ser salvos em formato PDF, e devem ser encaminhados para o e-mail do coordenador da ação: souza.neto@ufms.br.

Confira o edital abaixo:

EDITAL (PROECE_RTR) n 264, de 22-08-2023.

Texto: Agatha Espírito Santo