Projeto que une cinema e educação está com inscrições abertas

Com a intenção de oportunizar a estudantes, servidores e profissionais da educação, a compreensão das crianças e suas infâncias por meio da linguagem cinematográfica, o Campus de Aquidauana (CPAQ) abriu inscrições para o projeto de extensão Criança/s e Infância/s no Cinema: possibilidade de des/ver conceitos. Os encontros serão realizados pelo Google Meet.

Esta segunda edição o projeto busca relacionar pesquisa, ensino e extensão para ampliar conhecimentos e promover diálogos sobre temas emergentes. As inscrições são gratuitas e estão abertas para comunidade interna e externa. Os interessados podem se inscrever até 20 de julho aqui.

“A arte do cinema assume grande importância nos meios educacionais, pois possibilita discussões e reflexões sobre a realidade. Diante disso, a ação tem o objetivo de possibilitar aos acadêmicos, servidores e profissionais da Educação, reflexões sobre as questões culturais, sociais, econômicas e políticas das crianças e infâncias. A opção de utilizar a linguagem cinematográfica se justifica pelo fato de que o cinema aproxima o ser humano da complexidade do mundo”, explica a coordenadora do projeto, professora Janaina Maia.

De acordo com a coordenadora, a ideia da ação surgiu por acreditar na capacidade da sétima arte como um veículo de reflexão e transformação. “Ela integra várias dimensões humanas – ética, política e estética – que implicam diretamente na maneira que expressamos nossas posturas cotidianas e políticas em relação às concepções que temos. Além disso, o tema relacionado às crianças e infâncias é minha abordagem de pesquisa”, destaca.

Sobre a primeira edição da ação, realizada ano passado, a Janaina revela os bons frutos gerados. “Vamos lançar um livro, está quase finalizado. São textos que emergem a partir dos filmes e das palestras realizadas pelos convidados. Pretendemos lançar na abertura desta segunda edição”, explica.

Ao longo do projeto serão exibidos filmes que retratam as relações entre o mundo infantil e o adulto, o universo infantil na construção das chamadas “culturas infantis”, além de produções que exibem a infância das crianças que trabalham, que vivem nas ruas e que sofrem algum tipo de violência ou exploração.

Os encontros serão realizados duas vezes ao mês, sempre às 19 horas. Os participantes receberão por e-mail o link dos filmes e o lembrete dos dias em que serão realizadas as sessões de debates. Além disso, será distribuído um texto norteador para promover a leitura aprofundada do tema a ser tratado nas reuniões.

O projeto deve começar em agosto, com previsão de término para dezembro deste ano. Ao todo, serão trabalhados dez filmes. A equipe organizadora também é composta por dez acadêmicos e uma bolsista que auxiliam na escolha dos filmes, datas e palestrantes. O grupo realiza reuniões semanais para preparação da divulgação das atividades.

Mais informações podem ser obtidas no site do Campus de Aquidauana por aqui.

Texto: Juliana Ovelar (estagiária da Agecom no CPAQ)