Projeto Metodologias Ativas encerra ciclo de lives

O Projeto Metodologias Ativas realiza amanhã (17), às 15h, a última de uma série de lives que estão sendo promovidas desde outubro. Desta vez o tema é Método Trezentos – Second Edition, com o professor Ricardo Ramos Fragelli, da Universidade de Brasília (UnB).

Engenheiro mecânico, o professor Fragelli é mestre em engenharia mecânica e doutor em Ciências Mecânicas pela UnB. Por suas pesquisas em novos métodos, técnicas e tecnologias para educação, recebeu onze prêmios nacionais. O professor desenvolve pesquisas em sistemas inteligentes e adaptativos aplicados à educação, design educacional, técnicas e métodos educacionais baseados em aprendizagem ativa e colaborativa.

Os projetos Conectar e o Metodologias Ativas surgiram da parceria entre as pró-reitorias de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), de Graduação (Prograd) e de Gestão de Pessoas (Progep). A proposta é proporcionar aos professores, técnicos administrativos e estudantes interessados o conhecimento de diferentes práticas e metodologias ativas, principalmente nesse momento de pandemia.

Tem havido uma grande participação de professores e servidores da UFMS e da comunidade externa, segundo a professora Fernanda Malinosky.

“Estamos com um curso da Secretaria Municipal de Educação e esses professores já estão no nosso canal. Assim que eles veem que tem uma live nova, entram para assistir. Isso está sendo bem interessante, porque estamos tendo o apoio da comunidade externa também. A ideia é depois fazer um repositório com os vídeos, que estão sendo gravados”, completa Fernanda.

Na quarta-feira (18), acontece o segundo módulo de Tabuleiro com um mapa genérico e Sala de aula invertida, com os  professores da Faeng Rafael Sanaiotte Pinheiro e Alexandre Meira de Vasconcelos.

Todas as lives são transmitidas pelo canal da Divisão de Formação de Professores da UFMS.

Texto: Paula Pimenta