Projeto de inclusão da Pessoa Idosa realiza reunião de avaliação

O projeto Inclusão Educacional da Pessoa Idosa na UFMS realizou ontem, 14 de abril, a primeira reunião entre os coordenadores e acadêmicos do projeto, que conta com 48 participantes, sendo que alguns participam de mais de uma disciplina, totalizando 67 inscrições.

Entre as disciplinas escolhidas estão as de Alimentos Funcionais, Antropologia da Alimentação, Antropologia e Sociologia Jurídica I, Aspectos Psicossociais do Trabalho I, Biologia Reprodutiva de Angiospermas, entre outras.

O coordenador do projeto, Eduardo Ramirez Meza disse que a primeira reunião contou com a presença de todos os convidados, o que considera fundamental. É importante essa troca de informações, saber como foram recebidos pela turma, sobre as dificuldades encontradas, ouvir deles como estão se sentindo ao participar dessa experiência, para podermos fazer os ajustes necessários no andamento do projeto, avaliou Eduardo.

Maria Célia Oliveira Uehara, de 65 anos, que está cursando a disciplina de Iniciação à Fisioterapia, disse que foi recebida com aplausos pela turma, e que considera a intergeracionalidade entre jovens e idosos muito importante. Muitas vezes falta comunicação entre jovens e idosos, o jovem não faz idéia de como é a vida do idoso e vice-versa, disse Maria Célia, que acrescentou que eles são muito gentis com ela, dão preferência de lugar e de fala, mas que na hora do trabalho, são todos iguais.

Outra participante, Marilza Lopes Carvalho, de 64 anos, conta que está amando a experiência. Fui muito bem recebida pela turma. A pessoa idosa precisa continuar adquirindo conhecimentos para poder conversar e orientar os jovens, caso contrário, vai chegar uma hora em que nós não iremos mais entender o que os jovens falam. Além disso, voltar a estudar nessa idade é um estímulo para outras pessoas, jovens ou adultos, pontuou.

As reuniões de acompanhamento serão realizadas mensalmente.