Projeto “Aprendendo Matemática Brincando” atende alunos de escolas públicas em Três Lagoas

Quase 700 alunos de escolas municipais de Três Lagoas foram atendidos neste primeiro semestre pelo projeto de extensão “Aprendendo Matemática Brincando”, coordenado pelo professor do curso de Matemática do Câmpus de Três Lagoas (CPTL) Fernando Pereira de Souza, com colaboração do Grupo PET Conexões de Saberes Matemática e Grupo PET Matemática.

O projeto de extensão incentiva a criação de jogos para o ensino de Matemática. “A Matemática tem algumas características um pouco diferentes de outras disciplinas, os conhecimentos aprendidos em um ano são utilizados no próximo num processo permanente de construção de conceitos, estabelecendo relações entre eles, propriedades e diversas aplicações. Dessa forma, é fundamental despertar o interesse do aluno pela disciplina desde muito cedo, incentivar a persistência e a dedicação, já que se um conteúdo não foi aprendido no tempo certo ele acarretará atrasos mais adiante em outros conteúdos, tornando cada vez mais difícil a recuperação”, diz o professor Fernando.

Atualmente o professor de matemática enfrenta um problema muito difícil de resolver, afirma Fernando. “Parte das pessoas acreditam que a Matemática é difícil ou praticamente impossível de aprender, que é só para os muito inteligentes. Por esse motivo, as pessoas assumem com total naturalidade um desconhecimento total da disciplina e criam até uma aversão”.

Diante dessa situação, garante o coordenador do projeto, o professor da matéria precisa de um esforço maior para motivar seus alunos em sala de aula, para ajudar a diminuir o nível de ansiedade durante as avaliações de maneira a obter resultados positivos, além de mostrar que pode ser muito interessante e divertido estudar Matemática.

Avaliações nacionais e internacionais apresentam resultados altamente preocupantes da situação do ensino de matemática no Brasil, alerta Fernando. “Por exemplo, podemos considerar os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. A avalição é aplicada de forma amostral a estudantes matriculados a partir do 7º ano do ensino fundamental. Os estudantes brasileiros obtiveram em média 377 pontos enquanto a média de estudantes dos países membros da OCDE foi de 490 pontos. Os resultados mostram que 70,3% dos estudantes brasileiros estão abaixo do nível 2 em matemática – patamar que a OCDE estabelece como necessário para que o estudante possa exercer plenamente sua cidadania”.

Projeto

Desenvolvido desde 2012, o projeto tem como público alvo alunos e professores das redes pública Estadual e Municipal da cidade de Três Lagoas, contando com a participação regular de acadêmicos matriculados em cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia.

Para o primeiro semestre de 2018, foi feita uma parceria entre professores do Curso de Matemática do CPTL e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), por meio do professor Fábio Santana da Silva, coordenador técnico de Matemática e do Ensino Fundamental II do Departamento de Gestão Pedagógica e ex-aluno da UFMS.

“O objetivo da formação realizada através dessa parceria é incentivar a criação de jogos matemáticos direcionados ao conteúdo programático de cada sala de aula, abordando uma forma lúdica de aprendizagem matemática, com culminância programada para o dia 6 julho 2018 em que ocorrerá a apresentação dos jogos matemáticos para a escola e a elaboração de um portfólio de atividades realizadas”, explica o professor Fernando.

Participaram das atividades, no primeiro semestre deste ano, alunos da Escola Municipal Joaquim Marques de Souza, Escola Municipal Maria Eulália Vieira, Escola Municipal Parque São Carlos e Escola Municipal e Estadual do Campo Antônio Camargo Garcia. Para o segundo semestre, estão previstas ações em escolas estaduais de Três Lagoas.

Texto: Paula Pimenta