Programas de Residência têm mais de 60 vagas para diversas áreas

Estão abertas até 22 de novembro as inscrições para seis programas de Residência da UFMS. As oportunidades são para profissionais formados ou estudantes que estejam concluindo a graduação em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social ou Terapia Ocupacional. Os interessados devem acessar o site da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) para acessarem os editais e realizarem a inscrição.

A seleção para os programas será composta por prova escrita e análise do currículo. A previsão para realização da prova é 5 de dezembro em Campo Grande (MS). A taxa de inscrição é de R$200,00 e a solicitação de isenção pode ser feita até as 23h59 de hoje, 30 de outubro.

A coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU), Camila Guimarães Polisel explicou que a Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde é uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, desenvolvida em regime de dedicação exclusiva, realizada sob supervisão docente-assistencial, voltada para a educação em serviço e destinada às categorias profissionais que integram a área de saúde, excetuada a médica. “Trata-se de uma das iniciativas mais promissoras para a implementação da educação e prestação de cuidados em saúde de forma interprofissional, onde as ações de saúde se organizam com base no trabalho em equipe para oportunizar ações, visando alcançar a melhoria do cuidado. Além disso, constitui-se em um programa de cooperação intersetorial para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde”, informou.

No programa de Residência Multiprofissional em Saúde – Área de concentração: Atenção ao paciente crítico (PREMUS/APC) são 18 oportunidades; no programa de Residência Profissional em Saúde – Medicina Veterinária (PREPRO/MV) são 16 e no programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados –Área de concentração: Atenção à saúde do idoso (PREMUS CCI) UFMS/Hospital São Julião/ESP/SES são 14.

O programa de Residência Multiprofissional em Reabilitação Física (PREMUS/REAB) tem oito oportunidades; o programa de Residência em Enfermagem – Área de concentração: Enfermagem Obstétrica seis e o Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CTBMF) duas.

 

Texto: Ariane Comineti