Programas de Residência Médica formam 60 especialistas

Nesta quarta-feira, 20, foi realizada cerimônia de conclusão dos programas de Residência Médica da UFMS oferecidos em parceria com o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) O evento foi realizado de forma remota via Plataforma Google Meet e transmitido simultaneamente pela TV UFMS e contou com a participação do reitor Marcelo Turine e da vice-reitora Camila Ítavo.

“Parabéns a todos os residentes. Muito obrigada pela parceria na assistência em saúde. Que Deus abençoe vocês nesta jornada, ajudando-nos a enfrentar todos os desafios desta área em Mato Grosso do Sul”, disse o reitor. “Agradeço a todos os professores, preceptores, médicos, servidores e, especialmente, à Gerência de Ensino e Pesquisa do Humap-UFMS/Ebserh pela parceria em atender os nossos residentes. A UFMS está comprometida cada vez mais em expandir e fazer dos nossos programas de residência reconhecidos nacionalmente”, acrescentou Turine.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação Maria Lígia Macedo, também parabenizou os especialistas. “A residência ensina as pessoas a tornarem mais próximas, humanas, capacitadas e habilitadas para atuar junto à sociedade. Agradeço a dedicação de todos vocês para com a saúde pública, o ensino e a pesquisa. Essa é uma escolha abençoada porque retorna diretamente a outras pessoas. Desejo muito sucesso a vocês”, falou.

Os 18 programas formaram 60 especialistas nas áreas de: Cardiologia, Clínica Médica, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Homeopatia, Infectologia, Medicina Intensiva Pediátria, Medicina Geral de Família e Comunidade, Neonatologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Pneumologia, Cirúrgica Básica, Psiquiatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Reumatologia e Urologia.

“É uma honra participar desta cerimônia. Quero parabenizar a todos em nome do superintendente do Humap. Vocês tiveram uma formação que vai além da especialidade. Enfrentaram problemas e situações de saúde que nenhum outro residente enfrentou, pois além de lidarem com as situações das especialidades passaram pela pandemia da Covid-19. Tenho certeza que vocês saem dessa formação com habilidade, atitude e competência maiores do que vocês esperavam receber”, ressaltou a gerente de Ensino e Pesquisa do Humap-UFMS, Ana Rita Barbieri, representando o superintendente Cláudio César da Silva.

“Sinto-me honrado e orgulhoso por ser o orador e representar todos os meus colegas residentes nesta cerimônia. Chegamos ao final, em uma data que parecia longe demais. A residência é uma etapa na qual que não temos horários, não temos datas especiais, praticamente moramos no Hospital. Éramos médicos ao entrarmos na residência, mas, hoje, saímos como especialistas. Quantas vezes quisemos desistir, as lágrimas fazem parte da nossa caminhada, mas conseguimos. Desejo sucesso a todos!”, destacou o residente em Ortopedia e Traumatologia Orlando Turpo Mamamil. Ele agradeceu aos professores, preceptores, servidores e pacientes do Hospital que contribuíram para o desenvolvimento das atividades.

Também participaram os pró-reitores de Assuntos Estudantis, Albert Schiavetto; Administração e Infraestrutura, Augusto Malheiros; de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Tristão; dos diretores da Agência de Educação Digital e a Distância, Hércules Sandim; de Internacionalização e Inovação, Saulo Gomes e de Avaliação Institucional, Caroline Spanhol.

Texto: Vanessa Amin