Programas de mestrado e doutorado em rede sobem conceito na avaliação da Capes

Os programas de mestrado e doutorado desenvolvidos em rede pela UFMS com outras instituições de todo o país também obtiveram conquistas na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Dos nove cursos avaliados, dois elevaram sua pontuação, seis mantiveram o conceito e apenas um obteve nota inferior em relação à avaliação anterior.

O Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), com cursos de mestrado e doutorado, passou do 4 para o conceito 5. O mestrado profissional em Filosofia (ProfFilo), também elevou sua nota, de 3 para 4.

As pós-graduações que mantiveram o conceito foram o Mestrado Profissional em Artes, o Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade, o Doutorado em Ciência da Computação, o Mestrado Profissional em Letras e o Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, com a pontuação 4. O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional manteve o conceito 5. Entre os programas de pós-graduação em rede, 88% têm conceito igual ou acima de 4.

Para o coordenador do Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular, Malson Neilson de Lucena, a avaliação reforça a qualidade dos cursos oferecidos em rede. Além disso, a obtenção do conceito 5 pode servir como uma oportunidade para atrair mais estudantes, vislumbrar a possibilidade de bolsas e de mobilidade internacional. “Nós ficamos muito felizes. É o fruto do trabalho, do empenho, da dedicação dos estudantes, dos professores e da Instituição também”, ressalta.

O PMBqBM surgiu em 2014, por iniciativa da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, a partir da necessidade de fortalecer cursos de pós-graduação em bioquímica em algumas regiões do país. Atualmente, são 15 instituições associadas e a UFMS é a única do Centro-Oeste. Na Universidade, o programa já formou cinco doutores e 29 mestres. “A conquista se deve à produção do nosso corpo docente, que tem uma forte participação dos discentes nas publicações, além dos mecanismos de autoavaliação e acompanhamento dos egressos”, conclui o coordenador.

Avaliação

A cada quatro anos, a Capes promove a avaliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu no Brasil, a chamada Avaliação Quadrienal. As notas variam numa escala de 1 a 7 e, conforme a instituição, a análise é feita a partir de critérios elaborados por sugestão da própria comunidade acadêmica, por meio dos 147 coordenadores de área, entre titulares e adjuntos, e mais de 4.500 professores e pesquisadores que compõem as respectivas comissões. Os resultados apresentados nesta avaliação são referentes ao quadriênio 2017 – 2020. 

Texto: Ariane Comineti