Programa UFMS Júnior celebra a marca de 20 empresas juniores

O Programa UFMS Júnior atingiu a marca de 20 empresas juniores (EJ) neste mês, com a adesão da Leaf Jr., formada por estudantes do Curso de Ciências Biológicas do Câmpus de Três Lagoas (CPTL). A EJ oferece serviços de assessoramento ambiental para empresas do Estado.

Criado em 2017, o Programa nasceu com a missão de fomentar o espírito empreendedor entre os estudantes da Universidade, que podem adquirir experiências no mercado de trabalho e colocar em prática o que aprendem em sala de aula, por meio das EJs. Com o apoio e incentivo contínuo, observou-se o crescimento do número de empresas juniores da UFMS ao longo dos anos, presentes em seis câmpus da Instituição. 

“Iniciativas como o Desafio UFMS Sustentável, que seleciona projetos dessas EJs, e outras ações de capacitação, com o apoio da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação, têm sido fundamentais para esse crescimento. Essas ações não só aumentam o número de empresas juniores, mas também fortalecem o ecossistema empreendedor da UFMS”, aponta a diretora em exercício da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova), Amanda Yuki Inagaki. “O fato de alcançarmos a vigésima empresa reconhecida no Programa UFMS Jr. é motivo de muito orgulho e fruto de muito trabalho. Parabéns à Leaf Jr. e a toda a equipe da Aginova”. 

A secretária de Empreendedorismo e Inovação da Aginova, Mariana Klein Marcondes, destaca o fomento das EJs dentro da Universidade. “A expansão do número de empresas juniores na UFMS reflete não apenas o sucesso do Programa, mas também a importância de promover o empreendedorismo entre os jovens. Participar de uma empresa júnior oferece aos estudantes a chance de desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho, como liderança, trabalho em equipe, gestão de projetos e inovação. Além disso, essas empresas contribuem para o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde estão inseridas, ao oferecer soluções criativas e eficientes para diversos problemas”, reforça.

O estudante do Curso de Ciências Biológicas do CPTL e fundador-presidente da EJ, Fernando Oliveira Júnior, comemora a integração ao Programa. “É com muita felicidade que nós, da Leaf Jr., recebemos esse reconhecimento como a vigésima empresa júnior do Programa, além de ser a primeira com o objetivo central de trazer um desenvolvimento mais sustentável para a Instituição e demais empresas atuantes no Mato Grosso do Sul”, afirma.

A Leaf Jr. propõe o desenvolvimento de abordagens práticas e inovadoras para incorporar a sustentabilidade em empresas e indústrias de pequeno, médio e grande porte e mitigar os impactos ambientais. “Fazer parte de uma Empresa Júnior possibilita uma visão mais ampla de como funciona o mercado de trabalho, ter a vivência de desenvolver projetos voltados para a área ambiental, desenvolvimento do trabalho em equipe e do espírito de liderança em todos os membros, e compreender a importante atuação do biólogo no cenário empresarial. Nossa missão é demonstrar, na prática, como a sustentabilidade é importante e aplicável em diferentes meios de produção e áreas de atuação, além de construir uma equipe capacitada sobre a temática, visando, assim, futuros líderes atuantes para um empreendedorismo mais sustentável”.

Confira lista completa das EJs no edital:

PORTARIA NORMATIVA (RTR) n 1365, de 11-07-2024.


Texto: Elton Ricci