Programa Tá na Rua é premiado no evento Destaques Maio Amarelo

Iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) contribui para melhorar o trânsito no Brasil

Fruto da união interinstitucional, o Programa Tá na Rua foi um dos premiados na categoria Ações das Instituições de Ensino do prêmio Destaques Maio Amarelo. Produzido pela UFMS, em parceria com a Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa (Fertel), a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) e o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), o programa concorreu com mais de 16 mil iniciativas de todo o Brasil e é exibido nos canais da TV Educativa e da TV UFMS.

“Esse é um projeto muito interessante porque envolve vários parceiros e temos a participação de muitos estudantes e servidores de todos os câmpus da UFMS na produção de conteúdo de interesse público. A premiação reforça a importância do projeto e a comunicação pública, com informações de qualidade para a população, um serviço prestado com leveza e de forma lúdica. Também fortalece a relação comunicação e educação. Esperamos que o projeto tenha vida longa e possa continuar prestando esse serviço à população”, destacou a diretora da Agência de Comunicação Social e Científica, Rose Mara Pinheiro, coordenadora do projeto.

O diretor-executivo do ONSV, Paulo Guimarães, falou sobre o que motivou a escolha do programa como uma das melhores ações da categoria. “Um dos critérios que usamos para avaliar e reconhecer essa iniciativa foi a união de quatro instituições, governo, poder público, sociedade civil, academia no desenvolvimento do projeto e levamos, também, em consideração, a inovação, a originalidade, abrangência e participação das pessoas no desenvolvimento da atividade. Foi muito legal premiar um projeto como esse, com o envolvimento dos estudantes da Universidade, porque é importante disseminar o conceito de segurança viária. Queria dar os parabéns aos participantes do projeto e espero que vocês nos ajudem a levar e disseminar a cultura de paz no trânsito e espero reencontrá-los no ano que vem”, ressaltou.

O programa é uma das ações do projeto de extensão Programa de Rádio e TV voltado para Educação e Conscientização do Trânsito, com investimentos a partir do recurso arrecadado com as multas aplicadas pelo Detran em casos de infrações. Um dos propósitos foi reverter os recursos em conscientização no trânsito, por meio da informação. Ao todo, são 30 bolsistas envolvidos, de diversos cursos de graduação, em todos os câmpus. Além das duas TVs, o projeto também envolve as duas rádios educativas – a Rádio Educativa UFMS 99.9 e 104,7 FM – e os canais do Detran-MS.

Presente na cerimônia de premiação realizada em São Paulo, a presidente do Conselho Estadual do Trânsito e do Fórum Nacional de Conselhos de Trânsito de Mato Grosso do Sul, Regina Maria Duarte, disse que se sentiu honrada, como educadora e especialista em segurança e educação para o trânsito, ao receber o prêmio pelo Programa Tá na Rua. “O orgulho maior foi representar a UFMS premiada na categoria Ações das Instituições de Ensino, destacando, especialmente, a produção por bolsistas do projeto realizado em parceria com a Fapec, Fertel e Detran-MS”, contou.

“É uma ação muito importante, por ser um meio de formar cidadãos conscientes e ensinar valores como empatia, responsabilidade, respeito, cordialidade, gentileza, regras, direitos e deveres para o trânsito, e, assim promover mudanças sociais para prevenir sinistros ao caminhar como pedestre, ao conduzir uma motocicleta ou dirigirmos um veículo”, destacou Regina. “Receber essa premiação por parte do Observatório Nacional é algo que nos enche de orgulho e certeza pela escolha que fizemos. A equipe de produção do Tá na Rua, sob o comando da jornalista Priscila Trauer, tem se mostrado muito competente, cuidadosa com as informações e comprometidos com a Educação para o Trânsito. Esse tema tem enriquecido a grade de programação, tanto da TV quanto da Rádio e Portal da Educativa. Nós, da Rede E estamos bem satisfeitos com o resultado do trabalho e agora, felizes pela premiação que recebemos”, avaliou o presidente da Fertel Elias Mendes.

O Programa

O Programa Tá na Rua tem a missão de levar informação, conscientização e promover a educação no trânsito. Apresentado pela jornalista Priscila Trauer e a estudante do Curso de Audiovisual Marie Santana, a programação veiculada na TV Educativa todas as quartas-feiras, às 21h30, e disponibilizada no canal da TV UFMS, estreou em março de 2023. Com duração de aproximadamente 15 minutos, é dividido em quadros fixos como A rua mais bonita, Quiz (perguntas e respostas sobre trânsito), Você sabia?, Fala código (temas do Código de Trânsito Brasileiro) e tem a participação do público, autoridades e especialistas. Até o momento são 58 edições produzidas e veiculadas.

Além do programa de televisão, outro fruto do projeto é o Programa Tá na Rua veiculado nas duas rádios educativas, todas sextas-feiras, às 17h. Há quase dois anos no ar, já foram produzidas aproximadamente 80 edições. Com linguagem acessível e dinâmica, retrata o dia a dia e alerta os motoristas, ciclistas e pedestres sobre comportamentos seguros no trânsito. Todas as edições do programa de rádio podem ser conferidas na página da 99.9.

Texto: Vanessa Amin, com informações e fotos da ONSV

Imagens: Reprodução TV UFMS

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.