Programa PET promove saúde de gestantes com diabetes

Desde abril deste ano, uma vez por semana, a equipe do PET-Saúde/GraduaSUS “Promoção da Saúde das gestantes diabéticas” recebe cerca de 20 gestantes com diabetes, que fazem o pré-natal no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP), para uma sessão de Pilates e palestra, ou então com o “Dia da Beleza”. O programa tem duração de um ano, mas pode ser prorrogado.

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/GraduaSUS) é um programa voltado para alunos de graduação, que  incentiva mudanças nos cursos de ensino superior na área da saúde com vistas à formação qualificada para o Sistema Único de Saúde (SUS). Destina-se a potencializar a integração ensino-serviço-comunidade no SUS. As ações envolvem atores do SUS e da comunidade acadêmica, como professores, estudantes, usuários, gestores e profissionais da saúde. São realizadas pelos cursos de Fisioterapia, Medicina, Farmácia e Enfermagem da UFMS, e pelo SUS. A coordenadoria Geral do Programa é da Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAU), e cada curso tem um coordenador.

A professora Ana Beatriz Gomes de Souza Pegoraro, do curso de Fisioterapia, explica que as gestantes que fazem o pré-natal pelo SUS, nos postos de saúde (atendimento de baixa complexidade), quando detectadas com diabetes, são encaminhadas para uma unidade de média complexidade, nesse caso,  HUMAP, que é referência no atendimento às gestantes com diabetes. “As gestantes comparecem uma vez por semana no ambulatório, para a consulta com o Dr. Wilson Ayach, e passam o dia todo no hospital, pois precisam medir a glicemia de 3 em 3 horas. Após a consulta, elas são encaminhadas para a equipe do PET, onde praticam o pilates sob a orientação de um acadêmico e um professor do Programa, e participam de palestras com temas relacionados à saúde”, revela.

Ana Beatriz diz que a prática do exercício melhora a sensibilidade à insulina e a educação em saúde é importante para o autocuidado. “Quanto mais conhecimento adquirido, menor a chance de complicação”, explica. Os temas das palestras abrangem a higiene bucal da gestante e do bebê, a nutrição e a importância de uma alimentação saudável, sexualidade, entre outros. Os temas são apresentados pelos alunos do PET, ou por convidados trazidos por eles, e as gestantes participam na sugestão dos assuntos.

Lidinea do Nascimento, 37, grávida do quarto filho e com diabetes há 3 anos, diz que gosta de participar do Programa. “É bom, fazemos exercício, e alongamento, que ajuda muito quando estamos com dor. Também fazemos amizades e conversamos sobre assuntos importantes, como o cuidado com a alimentação e com o bebê, pois, apesar de ser meu quarto filho, já tinha esquecido muitas coisas”, conta.

A acadêmica Adriana Ferreira da Silva disse que participa do programa desde abril, com mais três colegas. “Não pensei que o retorno seria tão positivo. No início, algumas nem sabiam o que é o pilates, outras disseram que sonhavam praticar, mas não sabiam a relação da fisioterapia com a gravidez”, ressalta. Além do pilates, o pré-parto tem aplicação de bandagem, drenagem e exercícios respiratórios.

De acordo com a professora, o objetivo do PET não é apenas assistência, mas a mudança na formação dos alunos, para que tenham uma visão mais abrangente da profissão, para sair do atendimento convencional. “Esse programa proporciona ao acadêmico um contato com a realidade”, avalia.