Programa Institucional oferece vagas para doutorado sanduíche no exterior

O Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior oferece vagas para bolsas para estudantes de pós-graduação da UFMS. Com a iniciativa, os doutorandos realizam parte do curso em instituição no exterior, retornando para a integralização de créditos e a defesa de tese. As inscrições estão abertas e devem ser feitas até o dia 26, no Sistema de Informação e Gestão de Projetos.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Lígia Rodrigues Macedo, destaca que o doutorado sanduíche é uma oportunidade para aprofundar os conhecimentos na área de interesse. “O doutorado sanduíche, por meio de estágio no exterior e consequente realização de pesquisas em instituições estrangeiras de excelência, oportuniza a formação de recursos humanos de alto nível. É uma oportunidade de aprofundamento teórico, que amplia os estudos, métodos e técnicas já em andamento no Brasil”, ressalta.

O programa visa complementar e expandir os programas de pós-graduação da UFMS, oferecer oportunidades de atualização de conhecimentos, aumentar a colaboração e as publicações conjuntas, aprimorar a visibilidade internacional da produção científica, tecnológica e cultural brasileira e da Universidade, além de promover a adoção de novos modelos de gestão da pesquisa.

O diretor de Pós-Graduação, Daniel Henrique Lopes, aponta que a vivência permite desenvolver habilidades de pesquisa inéditas e proporciona a chance de interagir com diferentes cursos de pós-graduação, pesquisadores e culturas variadas. “O estágio de doutorado no exterior, permite a construção de novas habilidades de pesquisa, contato com outros cursos de pós-graduação, pesquisadores e culturas diversas, o que garante uma experiência única, tanto no âmbito acadêmico e profissional, quanto no pessoal”, diz.

As propostas devem estar alinhadas a pelo menos um dos temas: ecologia, produção de alimentos, agronegócio, saúde humana e animal, bioeconomia, novos materiais, educação, linguagens, etnias, direitos humanos, tecnologias sociais e cidades inteligentes. Os candidatos devem estar regularmente matriculados em um programa de doutorado com nota igual ou superior a 4 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), demonstrar qualificação para aprofundamento teórico, coleta de dados ou desenvolvimento parcial da parte experimental da tese no exterior, e possuir proficiência em língua estrangeira.

Para mais informações, os candidatos interessados podem entrar em contato pelo e-mail selecao.propp@ufms.br. Confira o edital aqui

Texto: Elton Ricci