Estão abertas até 9 de julho as inscrições para o MS Supera, programa do Governo do Estado, desenvolvido por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead) que oferece bolsas para a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica na graduação e também em cursos de educação profissional técnica de nível médio. O valor mensal é de um salário mínimo e a vigência é até a finalização do curso.
Podem participar estudantes de todos os câmpus, das modalidades presencial ou a distância, que cursam sua primeira graduação. A inscrição deve ser feita na página do programa, no processo seletivo intitulado “Fase C”.
“Este é um programa muito importante e estamos fazendo a divulgação aqui na UFMS para todos os câmpus, com atenção especial aos nossos estudantes indígenas, para que todos possam participar. É um convite para que todos que se enquadrem no perfil do MS Supera aproveitem essa oportunidade única, para que possam permanecer nas melhores condições cursando sua graduação conosco”, afirma o pró-reitor da Proaes, Albert Schiaveto.
As integrantes do MS Supera, Mônica Satolani e Gabriela Matos, estiveram na Cidade Universitária para divulgar o programa e também para capacitar os servidores da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) para o auxílio aos estudantes com informações, orientações e inscrição.
“O processo seletivo é todo on-line. Na página disponibilizamos a lei que institui o programa, o decreto de regulamentação e a resolução com o cronograma das etapas. Tem também todas as declarações que o estudante pode utilizar para a inscrição. Destacamos que é um auxílio para a permanência, é uma grande oportunidade”, afirma Mônica Satolani.
Entre os requisitos para a participar estão: ser residente no Estado há pelo menos dois anos; ter renda individual de até um salário mínimo e meio ou renda do núcleo familiar de até três salários mínimos; estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e não ter outro membro da família inscrito no núcleo familiar do CadÚnico, beneficiado simultaneamente no programa.
“Ressaltamos a importância de, primeiro, baixar o edital e a regulamentação, ler todas as orientações, depois, reunir toda a documentação necessária para a inscrição e conferir antes de iniciar o processo, para garantir que todos os documentos estejam de acordo com as especificações”, destaca Mônica.
“Se você estudante está com dúvidas sobre como fazer a inscrição, sobre os documentos necessários e como inserir no portal, venha até a Proaes, entre em contato com Secretaria de Assistência Estudantil, a Seae. Nossa equipe está capacitada a orientá-lo em como proceder, pode inclusive fazer junto com você a inscrição nesse programa tão importante do Governo do Estado”, finaliza o pró-reitor.
Mais informações e a inscrição para o MS Supera podem ser feitas na página do programa.
Texto e fotos: Ariane Comineti