Docentes da UFMS podem cadastrar disciplinas e monitores no Programa Institucional de Monitoria Voluntária. A submissão das propostas deve ser feita no Sigproj, com prazo final em 31 de janeiro de 2022.
“O Programa Institucional de Monitoria Voluntária tem o objetivo de valorizar e fortalecer a formação acadêmica dos estudantes. Os monitores atuam como auxiliares dos professores e ajudam em atividades como corrigir exercícios, desenvolvimento de atividades práticas e plantão de dúvidas com os outros estudantes que estão cursando a disciplina. A participação ajuda bastante os outros estudantes e faz com que esse estudante que é monitor também desenvolva competências e habilidades muito importantes para a sua formação”, explica a diretora de Inovação Pedagógica e Regulação (Diper) da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Heloisa Laura Queiroz Gonçalves da Costa.
A estudante do curso de Jornalismo, Alíria Aristides, que participou da iniciativa no ano passado como monitora da disciplina ‘Jornalismo Opinativo’, destaca que a experiência agregou positivamente em sua graduação e proporcionou uma grande troca de conhecimentos. “Acredito que dá pra definir a experiência da monitoria como uma via de mão dupla, porque ao mesmo tempo em que eu estava auxiliando os alunos a entender alguns conceitos, produzir matérias mais adequadas e escrever dentro de alguns parâmetros utilizados dentro do jornalismo opinativo, eu também tive a oportunidade de revisar essa matéria que é muito importante para a nossa formação. Além de melhorar minha capacidade de ensinar e de trocar conhecimentos”, ressalta.
Propostas
“Os professores podem propor grupos de monitores voluntários a qualquer momento, para as disciplinas do primeiro e segundo semestres letivos de 2021, e também para as disciplinas dos períodos especiais de inverno e verão”, informa a diretora da Diper/Prograd. Segundo o edital, as exceções serão disciplinas ofertadas pela primeira vez no curso; Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e estágio obrigatório.
A inscrição deve ser feita com o preenchimento do Plano de Trabalho de Monitoria no Sigproj. A indicação de um ou mais estudantes que atuarão como monitores voluntários será feita pelo docente. Poderão ser monitores estudantes regularmente matriculados na Universidade; que tenham cursado com aprovação a disciplina objetivo de monitoria ou que tenham sido dispensados, por meio de aproveitamento de estudos; que não estejam cumprindo sanção disciplinar e que tenham 12h semanais para as atividades.
O edital completo pode ser conferido neste link, no site da Prograd.
Texto: Lucas Caxito (estagiário de Jornalismo)