Programa de mentoria em parceria com Yale é lançado em webinar amanhã (16)

Amanhã, 16, a Universidade de Yale realiza o primeiro webinar da série Supporting Future Science Research (Apoiando o Futuro da Pesquisa Científica, em tradução livre), sob o tema Yale e Brasil: Desenvolvendo os Cientistas do Futuro. O evento é gratuito, às 14h do horário de Brasília, e destinado a estudantes e pesquisadores brasileiros interessados em seguir carreira na área científica.

Marcelo Dietrich, professor-associado da Yale School of Medicine e ex-membro da Academia Brasileira de Ciências, irá mediar o webinar, que terá a participação do professor-associado da Yale School of Public Health e professor de Medicina na UFMS, Julio Croda; da pós-doutoranda da Yale School of Medicine, Carolina Lucas, e dos bolsistas do programa Capes-Yale, Antonio Fonseca e Natália Branco. O evento terá tradução simultânea para o português.

Durante o evento, será lançado o Yale Proxima Mentorship Program, projeto  voltado a estudantes brasileiros de graduação ou mestrado, que busquem conhecimento e excelência em ciências biológicas e biomédicas. A primeira edição será em 2021, com workshops e discussões sobre as práticas, estratégias e habilidades necessárias para se tornar líder na respectiva área de pesquisa e fomentar a cultura científica no país.

Alguns dos temas abordados nesses encontros virtuais serão comunicação efetiva, estratégias de persistência e planejamento de carreira. Além desses treinamentos, o programa oferecerá encontros em grupos menores, de no máximo cinco estudantes que serão pareados com um mentor para a discussão de temas específicos e relevantes. Os mentores são estudantes do Programa Capes-Yale de doutorado em Ciências Biomédicas.

O programa virtual será de março a dezembro, com um encontro presencial no Brasil, o Seminars in Biomedical Sciences, simpósio internacional que tem como objetivo conectar jovens talentos brasileiros a líderes científicos do mundo inteiro. 

As inscrições para o Yale Proxima Mentorship Program terão início em 1 de janeiro de 2021. Acesse iniciativa-proxima.org para conhecer mais sobre a iniciativa ou acesse os perfis no Twitter e no Instagram.

Texto: Leticia Bueno