Programa de iniciação à docência oferece vagas para bolsistas e voluntários

Estão abertas as inscrições para o processo de seleção de estudantes para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Há vagas para bolsistas e para voluntários. O prazo para inscrição é até 14 de maio, basta clicar aqui.

Podem participar os estudantes dos Cursos de Letras; Ciências Biológicas; História; Educação Física; Geografia; Matemática; Artes Visuais; Música; Pedagogia e Química, da Cidade Universitária e dos Câmpus do Pantanal; Aquidauana; Paranaíba; Naviraí; Nova Andradina; Ponta Porã e Três Lagoas. O programa tem duração de 18 meses e os selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 700.

Para se inscrever o estudante deverá cumprir alguns pré-requisitos, como: ter matrícula ativa em Curso de Licenciatura da UFMS na área na qual o Subprojeto se refere; estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo seja selecionado; ter concluído no máximo 60% da carga horária total do curso; e apresentar currículo cadastrado na Plataforma Capes de Educação Básica,

De acordo com a coordenadora institucional do Pibid, Carla Cardozo Pinto de Arruda, o programa proporciona a inserção dos estudantes nas escolas da rede pública, concretizando a relação entre a Universidade e a escola e otimizando o processo formativo docente. “Amparados pela formação universitária, abre-se aos estudantes participantes do Pibid um contexto de prática profissional, para reflexão e experimentação de novas práticas didáticas. Além disto, destacamos o que talvez seja o maior legado do Pibid: a valorização das licenciaturas e dos licenciandos”, afirma.

O Pibid é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de professores do Ministério da Educação e tem como objetivo promover a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública.

O estudante do Curso de Pedagogia do Câmpus de Três Lagoas, Antonio Marcos da Silva Martins Filho, relata que o Pibid teve contribuição significativa em sua formação. ” Levar o estudante de pedagogia para a realidade da sala de aula é oportunizar a ele caminhos para se apropriar efetivamente, e de forma ampla, os conteúdos aprendidos no decorrer de sua graduação. O Pibid na minha formação docente tem o poder de mudança, em vislumbrar a educação do nosso país com um olhar mais humanizador”.

Os estudantes serão classificados de acordo com a ordem decrescente da Média Geral de Aproveitamento. É importante que os participantes fiquem atentos às páginas da Pró-Reitoria de Graduação, Pibid e no Boletim Oficial UFMS onde serão divulgados os resultados.

Todas as informações podem ser conferidas no edital:

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Texto: Mirtes Ramos

Fotos: Álvaro Herculano