Programa de extensão visa a consolidar ensino e performance do trombone

O programa acadêmico de extensão “Movimento Trombone Didático UFMS” surgiu a partir da ampliação de outros três projetos realizados na Universidade. Composto por ações de especificidades diferentes, é executado por dois docentes e seis estudantes, voltados à consolidação do ensino e da performance musical do trombone.

Atualmente, além da adaptação das atividades para o ambiente virtual, a equipe recebe inscrições de estudantes de Música interessados em atuar como bolsistas.

Ações

Os projetos a partir dos quais surgiu o programa “Movimento trombone didático UFMS” foram: Ensino coletivo de trombone, Coral de trombones da UFMS e Encontro de trombonistas de Mato Grosso do Sul, iniciados em 2018. No final de 2019, almejando ampliar as ações na área, o professor Jackes Douglas propôs também a série de concertos Trombone Didático UFMS e o campeonato Jovens solistas MS. “Após a aprovação das atividades como programa acadêmico em 2020 ocorreu a pandemia e com isso estamos adaptando as realizações previstas”, explicou.

Por meio do Ensino coletivo de trombone a equipe proporciona a toda a comunidade aulas nos níveis iniciante, intermediário e avançado, com a pandemia as aulas têm sido realizadas por videoconferência. O Coral de trombones da UFMS trabalha com música de concerto e apresentações públicas, no momento o grupo está adaptando o repertório para gravações e disponibilização dos vídeos nas redes sociais. “O Encontro de trombonistas de Mato Grosso do Sul não será realizado em 2020, mas estamos trabalhando com masterclasses de trombone virtuais, com docentes de renome de todo o Brasil”, informou o coordenador.

Encontro de Trombonistas de Mato Grosso do Sul

Para a realização da série de concertos Trombone Didático UFMS, que tem a proposta de levar apresentações musicais para escolas públicas de Campo Grande, a equipe aguarda a previsão de retorno das aulas. Caso as atividades presenciais não sejam retomadas em 2020, os concertos também serão gravados e disponibilizados em vídeo. E, por fim, para o campeonato Jovens Solistas MS, que tem a proposta de dar visibilidade ao trabalho técnico e musical realizado pelo discente durante o ano letivo, e que seria realizado em duas fases, sendo a última no Encontro de trombonistas de Mato Grosso do Sul, a equipe estuda propostas para a viabilização no ambiente virtual.

 

Bolsas

Estudantes de Música podem se candidatar a uma das três vagas ofertadas para atuação como bolsista no projeto. No Coral de trombones da UFMS, o bolsista vai auxiliar nas gravações e edições dos vídeos do grupo enquanto durar o afastamento social. No Ensino coletivo de trombone, o bolsista vai prestar monitoria às aulas por videoconferência utilizando o Google Meet. E na série de concertos Trombone Didático UFMS, o bolsista deve ser pianista e irá atuar realizando correpetições.

Para se candidatar é preciso ser estudante de Trombone, Eufônio e/ou Piano em nível avançado do curso de Música – Licenciatura da UFMS. As inscrições podem ser feitas até amanhã, 28. Todas as informações sobre a seleção podem ser obtidas no edital a seguir:

Download (PDF, 441KB)

 

Texto: Ariane Comineti – Fotos cedidas pelo professor Jackes: Equipe dos projetos de extensão.