O Ministério da Integração Nacional divulgou a lista das 696 propostas homologadas, que concorrem ao Prêmio Celso Furtado 2014. Em sua terceira edição, o concurso contempla teses acadêmicas de doutorado, dissertações de mestrado, experiências exitosas e projetos inovadores para implementação no território. O projeto Nerds da Fronteira, do campus de Ponta Porã da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), é uma das ações pré-selecionadas para concorrer ao prêmio.
Neste ano, foram registrados 886 trabalhos, o que representa um aumento de 26% em relação à edição realizada em 2012, quando foram contabilizadas 701 inscrições.
Lançado em 2009, o prêmio é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), que nesta edição homenageia o professor e economista Armando Dias Mendes, um dos ícones do pensamento crítico sobre o desenvolvimento da Amazônia.
Segundo a secretária da SDR, Adriana Alves, a iniciativa é um estímulo à reflexão e ao debate sobre o estágio atual da questão regional brasileira. É também um instrumento de promoção e divulgação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).
“Os trabalhos vão contribuir para a compreensão do tema e na identificação de projetos inovadores a serem implantados no território, que demonstrem potencial de transformação da realidade socioeconômica em escala macrorregional e sub-regional”, garante.
Os trabalhos listados serão submetidos à avalição pela Comissão Qualificadora. A próxima etapa será a reunião da Comissão Julgadora, prevista para 26 de novembro. O resultado final será divulgado em novembro.