Solenidade dá início às atividades do Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica

Nesta quarta-feira, 9, o Teatro Glauce Rocha foi palco para a abertura do Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Tecnológica do Governo de Mato Grosso do Sul.  A forma planejada no desenho da proposta e a iniciativa inovadora de capacitar os futuros estagiários, que vão atuar nos órgãos públicos do Governo do Estado, foram destaques durante toda a cerimônia, realizada presencialmente, atendendo as medidas de biossegurança e com transmissão ao vivo pelo Canal da TV UFMS.

O reitor Marcelo Turine falou sobre as expectativas em torno do trabalho. “Estamos aqui com quase 100 jovens […]. A gente tem certeza da empregabilidade de vocês, graças a essa conexão entre o conhecimento técnico, científico e agora prático do mundo do trabalho que é a Administração Pública Estadual de Mato Grosso do Sul […]. Quero parabenizar os jovens de todas as nossas universidades e o desenho desse modelo, que é um programa diferente. Este é um modelo que vai funcionar, eu tenho certeza”.

Na avaliação do governador do estado, Reinaldo Azambuja, todo o trabalho realizado desde 2015 foi focado em “gastar menos com o governo e mais com as pessoas”. As ações que culminaram no desenho do programa de estágio têm consonância com o trabalho executado até então no sentido de melhor preparar os estudantes para contribuir com a estrutura. “ A importância de conhecer por dentro do governo, o porquê de algumas políticas, de algumas decisões […]. Conhecer Mato Grosso do Sul por dentro, com seus problemas e potencialidades. Esse foi o objetivo”, declarou.

Também presente, o idealizador do programa e secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, detalhou como todo o processo teve início até que a proposta fosse finalizada, o que também foi acompanhado pelo Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (Crie-MS). “ Agora em 2018, quando o Crie fez a provocação e o governo aceitou o desafio, demonstramos o valor que damos à relação Universidade, estrutura pública e sociedade”.

A presidente do Crie-MS e reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Elaine de Cassiano, destacou a honra em estar à frente do Conselho no momento da execução. “Sinto-me honrada. Vejo hoje é verdadeiramente a execução de planejamento. A minha formação é administração, tudo que vimos hoje aqui é gestão, e uma gestão que percebemos o cuidado com a população. Este investimento será injetado na economia não só a parte financeira, mas o conhecimento. O objetivo capacitar antes para o mercado de trabalho com essa ação não só de capacitar antes esse estagiário e as pessoas que vão receber é fundamental”.

O diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Márcio de Araújo Pereira, pontuou o quanto o investimento em ciência e tecnologia faz a diferença. “ É um trabalho inédito no Brasil, trabalho de várias mãos estamos ditando o futuro de um estado que vai avançar ainda mais. Estado que investe nas pessoas, não tem melhor investimento que esse. Quando você investe na base e em toda a cadeia acadêmica, também investindo no empreendedorismo é um legado que não tem tamanho”.

O programa foi apresentado pelo superintende de Gestão Estratégica da Segov, Thaner Castro Nogueira, logo após a apresentação cultural de Maria Alice, Pedro Ortale e João Pedro Ortale, . Também estiveram presentes o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Laércio de Carvalho, o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha, a secretária de Estado de Administração e Desburocratização, Ana Carolina Araújo Nardes e o diretor administrativo e financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), Carlos Henrique Rabelo, representando a diretora-presidente Nilde Brum, e demais autoridades

O Programa

O programa de Estágio Supervisionado tem a seleção de estudantes da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul),   IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul),  UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e de universidades particulares do estado, para trabalhar no Governo do Estado.

A primeira turma foi selecionada em dezembro e recebeu a capacitação de 3 de janeiro até 8 de fevereiro. Os gestores das secretarias e repartições que vão receber estes estagiários também passaram por capacitação. Os estudantes começam a trabalhar nas secretarias a partir do dia 14 de fevereiro.

A duração do estágio será de 12 meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Os estudantes terão uma carga horária de 30 horas semanais, com bolsa-auxílio de R$ 1.100,00. O estudante também terá direito a auxílio transporte (R$ 200,00).

Texto: Christiane Reis,
Fotos: Leandro Benites