Programa de Ensino de Línguas abre inscrições para cursos de inglês, espanhol, francês, japonês e língua terena

Estudantes, servidores, trabalhadores terceirizados e a comunidade externa podem se inscrever em uma das 700 vagas ofertadas para os cursos presenciais de inglês, espanhol, francês, japonês e língua terena, na Cidade Universitária.  Os interessados devem acessar este endereço eletrônico para realizar a inscrição, até o dia 12 de setembro.

Serão 400 vagas para o curso de inglês, distribuídas em dez turmas; 200 para espanhol; e 30 vagas para japonês, francês e língua terena, com início das aulas no dia 14 de setembro e término previsto para 10 de dezembro. Para se inscrever, é necessário ter, no mínimo, 14 anos e preencher corretamente as informações solicitadas no formulário. As aulas serão ministradas por estudantes matriculados em cursos de graduação da Universidade, sob a supervisão de professores orientadores e/ou técnico-administrativos voluntários.

Os selecionados da comunidade interna deverão recolher a taxa única de matrícula no valor de R$260 e, aqueles que não tiverem vínculo com a Universidade, no valor de R$280, sem a cobrança de mensalidades. A taxa é destinada para o custeio da elaboração e reprodução dos materiais didáticos a serem utilizados, além do pagamento de bolsistas. Os interessados que comprovarem renda mensal individual de dois salários mínimos ou renda familiar total de quatro salários mínimos podem concorrer a bolsas para participação nos cursos de línguas sem o custo da matrícula.

De acordo com a coordenadora do Programa de Ensino de Línguas (Progeli), Marta Banducci Rahe, os cursos são ofertados há 26 anos para a comunidade externa. “O programa promove a formação dos acadêmicos da instituição, especialmente das licenciaturas, ao disponibilizar bolsas para que atuem como professores, atende as provas de línguas adicionais para o ingresso aos cursos de pós-graduação e participa do processo de internacionalização da Universidade”.

Durante o período de isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, o Progeli manteve a realização de suas atividades, com a oferta de cursos on-line. “O resultado foi muito interessante, tivemos alunos de outras cidades e outras regiões do país. Além disso, nossos bolsistas tiveram a oportunidade de trabalhar nessa modalidade, adquirindo novas experiências. Estamos com uma expectativa bastante positiva para o reinício das atividades presenciais do programa”.

Neste segundo semestre, as turmas da Cidade Universitária serão distribuídas no período vespertino, às segundas e quartas-feiras e às terças e quintas-feiras, das 18h às 19h30, e aos sábados, nos períodos matutino, das 8h às 11h, e vespertino, das 14h às 17h. Além dos encontros, haverá plantões de dúvidas semanais, na modalidade online, ministrados pelos professores das turmas. ” Neste ano, haverá oferta de alguns cursos online que poderão atender às demandas dos Câmpus”, complementa a coordenadora.

O resultado está previsto para ser publicado em 13 de setembro, nos portais da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte e do programa de extensão. Os boletos para o pagamento da taxa de matrícula dos selecionados serão encaminhados para os e-mails informados na ficha de inscrição.

Rematrícula
O prazo para rematrícula dos alunos que já cursam ou cursaram os cursos oferecidos pelo programa de ensino de línguas encerra-se hoje, por meio de inscrição no nível em que deseja continuar.

Mais informações poderão ser obtidas em projele.ufms.br, onde estão as informações sobre os cursos, horários, níveis e valores. Dúvidas poderão ser encaminhadas para o e-mail ufmsprogeli@gmail.com.

 

Texto: Thalia Zortéa