No dia 10 de julho o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul irá lançar o Programa Centelha MS, que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil por meio de capacitações, recursos financeiros e suporte técnico. O lançamento será no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, às 18h.
Com abrangência nacional, o programa é executado descentralizadamente, utilizando a articulação institucional e a cooperação com entidades de 21 estados. Em Mato Grosso do Sul, o Centelha é realizado através da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado (Fundect) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).
Um edital irá selecionar 28 empresas que receberão financiamentos de até R$ 60 mil, totalizando mais de R$ 1,5 milhão em investimentos. O financiamento é proveniente de uma parceria entre a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Governo do Estado.
O evento do dia 10 contará com a participação do governador Reinaldo Azambuja, do diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo e do executivo do Centelha e gerente da Finep, Marcelo Camargo. Também haverá palestras e debates com empreendedores sul-mato-grossenses.
Texto: Leticia Bueno