Programa Bolsa Permanência divulga classificação de estudantes indígenas e quilombolas

Estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos de graduação da UFMS e que se inscreveram para o Programa Bolsa Permanência do MEC (BPMEC), já podem conferir a lista de classificação. Os classificados que já estiverem recebendo auxílio permanência do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) têm até amanhã, 27, para enviar e-mail para seaaf.proaes@ufms.br optando por um dos benefícios.

Segundo a técnica em Assuntos Educacionais da Secretaria de Acessibilidade e Ações Afirmativas (Seaaf) Ingrid Queiroz Oliveira de Souza a Secretaria já enviou e-mail para os estudantes que precisam optar por um dos benefícios, havendo necessidade de que eles respondam a mensagem manifestando a escolha. “É só responder qual auxílio vai querer. Quem tiver qualquer outra dúvida, basta entrar em contato pelo e-mail seaaf.proaes@ufms.br”, orienta.

Este ano, foram disponibilizadas 74 vagas para a Bolsa Permanência do MEC para indígenas e quilombolas, sendo 69 e cinco, respectivamente. “Desde 2019, não tínhamos inscrições para essa bolsa, e, este ano, abriu. Com esse número de vagas, tivemos que fazer uma classificação por rendimento acadêmico. Então, aqueles estudantes com maior rendimento foram contemplados”, diz Ingrid Queiroz.

Segundo o edital, a previsão é que até o dia 31 de março todos os graduandos classificados recebam a confirmação do cadastro aprovado. “Após 16 dias dessa etapa, o estudante passa ser bolsista e deve ir até a agência bancária cadastrada para fazer o cartão e, então, passa a receber o valor da bolsa que é de R$ 900 mensais”, complementa a técnica da Diiest.

Ela lembra que o estudante que recebe o benefício precisa ter, no mínimo, 50% de aproveitamento no semestre. “Caso ele não alcance esses 50%, ocorre a suspensão da bolsa durante o semestre e, assim que ele conseguir esse índice, ele volta a receber”, conclui Ingrid Queiroz.

Mais informações, basta acessar o edital. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail seaaf.proaes@ufms.br.

Texto: Christiane Reis