Estudantes matriculados em cursos de graduação ou de pós-graduação e que tenham desempenho esportivo comprovado podem se inscrever no processo seletivo para o Programa Bolsa Atleta da UFMS. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 13 de abril no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj).
As vagas são destinadas a atletas de futsal, lutas, voleibol, basquete, handebol, vôlei de praia, natação, atletismo, esportes com raquetes, jogos de tabuleiro, ginástica, paradesporto, e-sport e breaking, modalidade que estreará como esporte olímpico em 2024, nos jogos de Paris. O Programa tem a proposta de fomentar a representação esportiva de rendimento da UFMS, em nível local, regional, nacional e internacional e incentivar a vivência esportiva na Universidade.
“O esporte de rendimento, esse de competição, que visa para o mundo profissional, cresceu muito nos últimos anos. A Universidade tem vários títulos estaduais e concorreu ao nacional em muitas modalidades. Isso é resultado do carinho e do esforço dos nossos atletas […] A Universidade valoriza e apoia a continuidade do treinamento e da vida esportiva desse estudante, que também está se preparando profissionalmente para a carreira que vai enfrentar no futuro. Nesse sentido, os nossos estudantes atletas podem receber uma bolsa para continuar seus treinos ou comprar insumos necessários para participar das competições ”, detalha o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes.
O estudante de Engenharia Elétrica, Fabrício Hiram, também treina vôlei de praia há 8 anos e afirma que o Programa tem papel fundamental em sua vida. “No meu primeiro ano de faculdade, em 2021, eu já comecei a participar do Programa Bolsa Atleta. Eu e meu parceiro Jean, após compartilhamos uma seletiva, garantimos a vaga para os Jogos Universitários Brasileiros. Fomos os primeiros atletas da UFMS a ir para uma edição de praia dos Jogos Brasileiros Universitários”, relembra. “O custo para ser um atleta não é fácil, tanto fisicamente, mentalmente e financeiramente. Além de você treinar, você tem que fazer a sua preparação física e você tem que fazer uma alimentação de qualidade, esses são alguns dos principais pontos. O incentivo do Bolsa Atleta ajuda a gente a focar em treinar”.
A bolsa terá vigência será de julho a novembro de 2024. Os interessados devem ter aproveitamento acadêmico superior a 60% no curso em que estão matriculados, ter a idade mínima ou máxima que atenda aos requisitos vigentes da Confederação Brasileira do Desporto Universitário e disponibilidade de 20 horas semanais para treinamento. Os interessados devem preencher a ficha disponível no Sigproj, com o termo de compromisso, plano de trabalho e currículo esportivo. Confira detalhes sobre o processo seletivo no edital.
Texto: Arthur Ayres, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica
Foto: Arquivo pessoal do estudante