Programa auxilia estudantes a lidar com os desafios da vida acadêmica

Estão abertas as inscrições para estudantes de graduação da UFMS participarem do Programa Calma na Crise. Serão realizados encontros gratuitos de forma remota e presencial na Cidade Universitária, em quatro terças-feiras, a partir do dia 22 de outubro. Os interessados podem conferir mais informações e se inscrever aqui.

“O Programa foi idealizado para jovens graduandos e visa a desenvolver atividades junto a eles, de modo a proporcionar mais motivação, concentração e disposição, consequentemente, proporcionando a liberdade de expressão de suas potencialidades e maior controle emocional frente às dificuldades”, explica a coordenadora da ação e técnica de laboratório do Instituto de Biociências (Inbio), Flavia Maria Leme.

Flávia destaca que se trata de uma iniciativa do Inbio, Pró-Reitoria de Extensão Cultura e Esporte, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Diretoria de Desenvolvimento Sustentável da UFMS com o Instituto Visão Futuro (IVF), de Porangaba (SP).

Ela explica que o IVF criou o Programa Calma na Crise motivado pelo fato de devido ao Brasil ser um dos países com maior taxa de pessoas com ansiedade no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. “Uma grande parte dessas pessoas são jovens universitários que, com o retorno as atividades presenciais, passaram por grandes mudanças em suas rotinas, aumento de compromissos e dificuldades em organizar suas atividades no modo presencial. Tudo isso além das cobranças de cada disciplina, estágio, projeto de iniciação científica, entre outras atividades”, fala.

De acordo com a coordenadora, os facilitadores capacitados do Instituto ajudam os estudantes a passar por esse período desafiante com resiliência, sem prejuízos a sua saúde mental ou física. “São oferecidas aos estudantes ferramentas para aliviar seu estresse, resgatar seu entusiasmo e autoestima, e libertar a plena expressão de suas potencialidades. Com isso, busca-se aumentar a força interior dos alunos, reforçando sua habilidade de transformar as emoções negativas em atitudes positivas, e enfrentar os desafios com mais energia e tenacidade”, destaca.

Durante o Programa, serão trabalhados dois principais temas: Respiração tranquilizante e relaxamento profundo no módulo 1, para aprender a acalmar o sistema nervoso simpático, gerenciar o estresse e fortalecer o sistema imunológico; e Fazer o bem faz bem para você, no módulo 2, para aprender a aumentar a vitalidade e bem-estar através do altruísmo. “O método baseia-se nas divulgações científicas mais recentes relacionadas a saúde corpo-mente, com conteúdo teórico sobre como o nosso corpo reage ao estresse e a ansiedade e atividades práticas que promovem o equilíbrio mental e emocional”, acrescenta Flavia.

“Nos encontros presenciais, os estudantes terão oportunidade de realizar as práticas de respiração e relaxamento junto com as facilitadoras do Instituto Visão Futuro. Terão também dinâmicas de conexão e compartilhamento entre os estudantes em duplas e grupos. Atualmente, em meio a uma sociedade de cobranças e produtividade, o controle emocional e autorregularão são essenciais para um bom desempenho nas atividades universitárias e profissionais. A autorregulação contribui para manter o sistema imunológico em alta, proporciona mais autoconfiança e bom humor frente as dificuldades do dia”, diz Flávia.

Em uma segunda etapa do Programa, será realizado o evento Bem-estar. “As técnicas que os participantes aprenderem serão passadas à comunidade, assim eles vivenciarão na prática o módulo Fazer o bem faz bem”, explica Flávia. A data do evento já está agendada para 7 de dezembro e o local será divulgado em breve. Poderão participar a comunidade universitária e a comunidade externa.

“Peço que divulguem a todos os colegas e amigos, nunca sabemos quem está precisando de apoio emocional e/ou mental. Muitas pessoas não expõem suas dificuldades, e superar as dificuldades sozinho tem um peso muito maior, que às vezes, poucos podem suportar.  Venham participar do Programa Calma na Crise e fazer parte dessa família de conexão e colaboração mútua. Descobrir que todos temos os mesmos problemas e que juntos podemos ajudar muitas pessoas”, convida Flávia.

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Acervo do projeto