Profissionais poderão atuar como voluntários em atividades de pesquisa

Uma iniciativa conjunta da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp) e da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) tornou possível a participação de profissionais no apoio técnico  voluntário a pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação na UFMS. “O público-alvo desta ação é formado por profissionais  com formação específica que queiram fazer a prestação de serviços voluntário junto a laboratórios de pesquisa pelo período de um ano, podendo ser renovado por mais um”, explica a pró-reitora da Propp Maria Lígia Macedo.

As inscrições podem ser feitas, em fluxo contínuo, entre 1º de junho e 30 de dezembro. “É importante reforçar que a participação não gera vínculo empregatício, mas visa dar oportunidade a profissionais que queiram ter experiência e desenvolver atividades de pesquisa”, ressalta a pró-reitora. Serão aceitas inscrições de pessoas físicas, com CPF regular e registro regular no Conselho Profissional (quando for o caso), com no mínimo título de graduação. Para se inscrever é necessário submissão de proposta no Sigproj com o passaporte institucional (para os que já têm) ou pelo cadastro de usuário externo. O resultado das inscrições devem ser divulgados em até dez dias após a submissão da proposta.

O interessado deve escolher o pesquisador que será seu supervisor, contatá-lo e apresentar proposta de desenvolvimento das atividades. “O profissional vai escolher o pesquisador, com o qual terá a oportunidade de capacitar-se e obter um upgrade na sua formação, pois vai se dedicar às atividades de pesquisa, colaborando por meio de um plano, no qual serão definidas a carga horária e as atividades que serão desempenhadas. Esse plano é submetido à Progep e à Propp”, diz Maria Lígia. Caso seja habilitado, o profissional irá assinar um termo de adesão de prestação de serviço voluntário que vai lhe permitir a concessão de um passaporte institucional para acesso à internet, ao acervo do sistema de Bibliotecas da UFMS, bem como transporte e alimentação.

“É uma oportunidade de estar em uma das melhores universidades públicas do país, aprender e atuar nos nossos laboratórios. Isso também é ótimo para o pesquisador que vai ter como colaborador um profissional que tem vontade de aprender; para a Universidade que tem a possibilidade de incrementar os projetos de pesquisa com a participação dos voluntários” diz a pró-reitora. Ao final do período e após a entrega do relatório final com anuência do supervisor, o profissional receberá um Certificado de Prestação de Serviço Voluntário emitido pela Propp. “Gostaria de convidar todos os profissionais e egressos da Universidade para participar. A UFMS por meio deste edital abre seus portões para todos que queiram fazer parte desta iniciativa e conhecer de perto e participar da construção do conhecimento científico”, finaliza Maria Lígia.

A lista completa dos documentos necessários para participar, bem como outros detalhes podem ser obtidos no edital abaixo. Dúvidas e outros esclarecimentos devem ser enviados para o e-mail dict.propp@ufms.br

 

Download (PDF, 205KB)

Texto: Vanessa Amin