Profissionais de Farmácia, Alimentos e Nutrição compartilham trajetória com estudantes

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan) realizou um ciclo de palestras com egressas e profissionais da área, para inspirar os estudantes e aproximá-los do dia a dia do mercado de trabalho, um dos objetivos principais da Semana de Desenvolvimento Profissional.

As Empresas Juniores (EJs) da faculdade – Pharma, Apetite e Cetali – apresentaram quem são e o que fazem, e quatro palestras foram ministradas. A primeira foi com a egressa Sandra Lopes Fragoso, tecnóloga em alimentos que atua na fábrica da Coca Cola. Sandra contou sobre como o ensino obtido na Universidade lhe foi útil para crescer profissionalmente, além de motivar os estudantes a sempre continuarem estudando e buscando aprimoramento. Ela também explicou como está sendo a rotina de trabalho nas fábricas com as normas de enfrentamento ao coronavírus e a readaptação dos líderes de equipe, para respeitar o expediente dos funcionários para que não haja sobrecarga no trabalho em casa.

A segunda palestra foi com Márcia Saldanha, farmacêutica e Conselheira Federal de Farmácia pelo estado de Mato Grosso do Sul. Também egressa da UFMS, a farmacêutica discorreu desde a história da profissão, passando pelas primeiras farmácias de Campo Grande, até o cenário dos dias atuais, levando em conta as mudanças causadas pela pandemia da Covid-19.

A terceira foi com Letícia Egídio Arelhano, nutricionista clínica que atua no Hospital de Câncer Alfredo Abrão. Formada há pouco tempo pela Universidade, Letícia compartilhou sua experiência durante a graduação, as dúvidas sobre estar ou não no curso certo, os estágios que realizou e a importância de se esforçar durante esse período, pois pode resultar numa boa oportunidade profissional. “Nem sempre estamos motivados, mas temos que dar o nosso melhor todos os dias no nosso trabalho”, declarou a nutricionista em sua apresentação.

A quarta e última palestra foi com a engenheira de alimentos Larissa Lopes Venâncio, que trabalha como custom marketing coordinator na Unilever. Formada pela Universidade de São Paulo (USP), ela falou sobre a importância da inteligência emocional na vida profissional e sobre como o momento de trabalho em casa, causado pelo coronavírus, pode ser uma oportunidade para desenvolvimento das aptidões que ajudarão no trabalho.

Com bastante interação dos participantes via chat, a transmissão pelo Google Meet chegou a ter 181 espectadores. Após as apresentações, as perguntas foram respondidas e a discussão foi aberta. Ao final do evento, um sorteio foi feito com brindes de empresas parceiras do ciclo de palestras.

Programação

As atividades da Semana são abertas para toda a comunidade acadêmica e externa. A programação segue disponível até sexta-feira, 21, com palestras, oficinas, minicursos e workshops. Para mais informações sobre o cronograma do evento ou inscrições, acesse o site sedep.ufms.br.

Texto: Leticia Bueno