As inscrições para o Exame Nacional de Residência (Enare) 2024/2025, organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) com o apoio da Fundação Getúlio Vargas, encerram nesta quinta-feira, 5. O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) e o Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia ofertam 128 vagas, sendo 66 para programas de residência médica e 62 para programas de residência multiprofissional e em área profissional da saúde. Os profissionais da saúde interessados devem se inscrever aqui.
A residência médica é voltada para médicos que desejam aprimorar suas habilidades clínicas e teóricas em diversas especialidades, com o objetivo de atender com excelência as demandas do sistema de saúde. Os programas de residência multiprofissional e uniprofissional são direcionados a outros profissionais da saúde, como enfermeiros, fisioterapeutas e farmacêuticos, promovendo formação interdisciplinar e integração entre ensino e serviço, preparando-os para enfrentar os desafios do sistema de saúde de forma colaborativa e holística.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Ligia Rodrigues Macedo, destaca o acréscimo profissional da experiência, onde é possível se aprimorar em determinada área específica. “O profissional vivencia na residência uma intensa experiência prática e se envolve em diversos casos clínicos, reais e complexos, possibilitando o conhecimento atualizado, trabalho em equipe, capacidade de diagnosticar e tratar. Por meio da residência, também se atualiza na teoria e literatura com os últimos avanços das pesquisas científicas, o que lhe permite especializar suas habilidades técnicas e práticas”.
Para o diretor de Pesquisa, Daniel Henrique Lopes, a oferta de vagas por meio do Enare traz benefícios para os profissionais e para a Instituição. “Dentre as vantagens para a Instituição, destaca-se: divulgação do processo seletivo em âmbito nacional; devido ao sistema de escolha, diminui a possibilidade de vagas ociosas; elimina a carga burocrática para a realização de um processo próprio; dentre outras. Para os candidatos, destaca-se: democratização do acesso; data única para realização das provas; processo seletivo padronizado”, enfatiza.
As provas serão realizadas no dia 20 de outubro em mais de 60 cidades do Brasil. Os resultados do exame escrito serão divulgados em 20 de dezembro, seguidos pela publicação dos resultados da análise curricular em 7 de janeiro de 2025. A escolha de vagas ocorrerá em três oportunidades: de 21 a 22 de janeiro, de 24 a 27 de janeiro e de 29 a 30 de janeiro de 2025.
Para mais informações, acessa a página do candidato.
Texto: Elton Ricci, Alíria Aristides e Thalia Zortéa