Professores e técnicos da Universidade têm oportunidade de integrar banco de talentos da Agrotec

Professores e técnicos da Universidade podem se inscrever para a formação do banco de talentos da Agrotec – Bioeconomia no Agronegócio, unidade da UFMS credenciada junto à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) . O edital é de fluxo contínuo, ou seja, não há data limite para o término das inscrições e as propostas devem ser submetidas pelo SigProj.

Será realizada seleção individual de pesquisadores conforme necessidade da Agrotec e para o credenciamento será adotada a equivalência do perfil do pesquisador com a área de competência da unidade.

Podem participar os servidores pesquisadores da carreira técnico-administrativa ou do magistério superior do quadro permanente da UFMS, não estar licenciado ou afastado da instituição, por qualquer motivo, ter disponibilidade de carga horária, além das atividades desenvolvidas na universidade e não estar em processo de afastamento, licenciamento ou redistribuição para outra instituição.

“O banco de talentos da Agrotec possui objetivos claros: selecionar os profissionais qualificados, disponíveis e interessados em desenvolver projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de bioinsumos, tecnologia de alimentos e tecnologia para a sustentabilidade no agronegócio; gerenciar de forma adequada os recursos humanos disponíveis para formar equipes eficientes; fortalecer o espírito científico e inovador nas pessoas que fazem a nossa universidade conhecida; e, claro, dar a oportunidade para que os nossos profissionais impactem a vida da população através da ciência e da inovação”, disse a coordenadora geral da Agrotec e pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Lígia Macedo.

Os resultados serão publicados no Boletim Oficial da UFMS e divulgados na página da Agrotec em até oito dias úteis após a submissão da inscrição.

O coordenador de gestão de projetos da Agrotec, Reinaldo Farias Lucena explica que o banco de talento permite que professores, técnicos de laboratório e administrativos coloquem seus conhecimentos e experiências à disposição e com isso facilitar a criação de equipes multidisciplinares capazes de fazer o projeto fluir em todas as dimensões – técnico-científico, prático, administrativo e de capacitação de recursos humanos

“A nossa unidade Embrapii trabalha desenvolvendo produtos e processos inovadores para diferentes empresas que atuam no setor nacional e internacional de bioeconomia. As empresas chegam até nós com demandas específicas, cheios de ideias e expectativas quanto às perspectivas de mercado e sobre a possibilidade da inovação. Então, para encontrar o produto e processo mais adequado nossa equipe precisa ter à disposição profissionais experientes e cheios de vontade de produzir uma inovação que vai chegar no mercado para ser consumida pela população”, completa.

O coordenador de captação de talentos, Marco Antonio Mattos, enfatiza que o credenciamento de pesquisadores da UFMS busca promover o engajamento de pesquisadores no desenvolvimento de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. “Contribui também para a formação e capacitação para a pesquisa e inovação aplicada ao desenvolvimento de produtos e processos”.

Texto: Bianka Macário