Professores devem preencher Plano de Atividades até 13 de setembro

Docentes em exercício, substitutos e visitantes da UFMS têm até 13 de setembro para acessar o Sistema de Avaliação Institucional (Siai) e preencher seu Plano de Atividades. O preenchimento será referente ao segundo semestre de 2020.

O Plano de Atividades Docente (Padoc) consiste no planejamento semestral das atividades de ensino, pesquisa e extensão, atividades administrativas e de representação. Os professores afastados ou em licença, deverão preencher o plano quando do retorno do afastamento, no prazo de quinze dias.

Após o envio do documento, o prazo para o Conselho da unidade aprovar o Plano e para o Diretor homologar a aprovação será de 14 a 30 de setembro. Caso o professor não preencha e/ou não envie o Plano de Atividades Docente no período estabelecido, o Conselho da Unidade deverá reprovar o documento.

Segundo o chefe da Divisão de Desenvolvimento e Avaliação (Dida) da Coordenadoria de Recrutamento e Desenvolvimento da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, Felipe Carvalho Silva de Jesus, o processo promove a transparência das atividades para toda a comunidade, uma vez que os Planos ficam disponíveis para consulta no Siai.

A professora do curso de Fisioterapia e das pós-graduações em Ciências do Movimento e em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, Paula Felippe Martinez, disse que o Plano permite uma visão mais clara sobre as atividades em andamento, “o que traz transparência com relação à atuação do servidor docente na Instituição e permite melhor organização do processo de trabalho, com percepção mais precisa a respeito da distribuição do tempo dedicado para ensino, pesquisa, extensão e atividades administrativas. No meu caso, depois que comecei a preencher o Plano de Atividades Docentes, percebi que precisava destinar mais tempo para as atividades de pesquisa, com o intuito de otimizar o andamento dos projetos e gerar publicações com melhor qualidade; assim, tenho me reorganizado para atingir esse objetivo”, falou.

O diretor do Campus de Naviraí, Daniel Henrique Lopes apontou que “além de uma ferramenta que possibilita ao professor a reflexão, o planejamento e a organização das ações, o Plano de Atividades também permite que a administração do campus programe e otimize a execução da missão institucional, correlacionando metas e indicadores existentes na Unidade”.

Mais informações sobre o preenchimento do Plano de Atividades Docentes podem ser obtidas pelo e-mail dida.progep@ufms.br .

 

Texto: Ariane Comineti