Na próxima quarta-feira, 21, em alusão ao Dia Estadual da Educação Superior, os professores Edson Norberto Cáceres, Ricardo Senna, Rosamaria Cox Moura Leite Padgett e Nalvo Franco de Almeida Júnior da UFMS serão homenageados pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) com a entrega da Medalha Darcy Ribeiro e da Comenda Pedro Pedrossian.
A homenagem deverá ser entregue a um professor indicado pela Alems e a 12 servidores de destaque indicados pelas instituições de ensino superior que compõem o Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior (Crie-MS). O objetivo é reconhecer pessoas que contribuem para a valorização e o engrandecimento do ensino superior sul-mato-grossense.
O professor da Faculdade de Computação (Facom) e diretor de Cooperação e Articulação Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação, Edson Norberto Cáceres, recebe a Comenda Pedro Pedrossian por indicação da Alems e do deputado estadual Junior Mochi. Edson esteve na comissão executiva local para realização da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência na UFMS, em 2019. Ele já atuou também na Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação.
“É uma honra e uma emoção muito grande ser indicado para essa homenagem tão importante. Minha participação no crescimento e valorização do ensino superior sul-mato-grossense só foi possível em função das pessoas com as quais eu tive o privilégio de trabalhar e que junto comigo desenvolveram as várias atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e administração na UFMS que auxiliaram no engrandecimento e destaque do ensino superior sul-mato-grossense. Compartilho com todas elas o recebimento dessa homenagem”, celebra o professor.
A professora da Escola Superior de Administração e Negócios (Esan) Rosamaria Cox é representante da UFMS no Observatório de Sustentabilidade na Educação Superior da América Latina e o Caribe. Recentemente, esteve à frente do trabalho de criação e coordenação da Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável, a Rede UniSustentável. Fundada na UFMS, a Rede atualmente é composta por 25 instituições de ensino superior de todo o País.
Rosamaria destaca o papel central da promoção da sustentabilidade para alcançar a excelência no ensino superior. “Ao meu ver, a gente precisa continuar fortalecendo o ensino superior na UFMS e no nosso Estado buscando sempre a qualidade no ensino, buscando a excelência no ensino. E, para isso, trabalhar o desenvolvimento sustentável de uma forma transversal na formação dos nossos futuros profissionais”.
“Eu me sinto muito feliz em receber esse reconhecimento, e sinto gratidão. Eu sou muito grata a Deus por me permitir trabalhar em algo que representa tanto para a sociedade, que cria tanto impacto positivo, que é a docência, e exercer a docência em uma Instituição como a UFMS, que é uma Instituição que dá liberdade aos docentes a desenvolverem projetos de ensino, pesquisa, extensão, que realmente realizam um impacto positivo”, celebra.
“Preciso dividir esse reconhecimento com a minha família, meu marido, minhas filhas, os meus pais, meus irmãos. Com os docentes e os técnicos da Escola de Administração e Negócios, com a Diretoria de Desenvolvimento Sustentável da UFMS, na pessoa do diretor Leonardo Chaves, que é meu parceiro em muitos projetos. Preciso dividir esse reconhecimento com a Reitoria, com os professores Marcelo Turine e Camila, que sempre apoiaram os projetos que eu levei para eles”, completa.
O professor da Faculdade de Computação (Facom) Nalvo Franco de Almeida Júnior possui trajetória de trabalhos na área de Ciência da Computação. Ao longo de mais de 30 anos na Universidade, atuou como chefe de departamento e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, além de ter sido o primeiro diretor da Facom. Em sua carreira, contribuiu para criação e consolidação de novos cursos na área de computação. Desde 2021, é diretor científico da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul.
“Cargos como esses exigem muita dedicação e esforço para enfrentar os desafios de sempre prover aos nossos estudantes uma Instituição de qualidade com uma formação de alto nível. Parte substancial dos profissionais da área de computação que atuam no Estado, tanto na área acadêmica quanto fora da academia, saíram dos cursos ofertados pela UFMS, tanto de graduação quanto de pós-graduação. Esse resultado vem direto do esforço que toda a equipe de professores de matemática e de computação da UFMS vem empreendendo”, avalia o professor.
“Me sinto profundamente grato à UFMS pela indicação à Comenda Pedro Pedrossian. Tenho muito orgulho em trabalhar em uma Instituição que sempre valorizou o trabalho de seus colaboradores, docentes e técnicos. Para se desenvolver economicamente e socialmente qualquer País precisa, entre muitas coisas, de mão de obra qualificada, e é nas universidades que esse ambiente é construído. Hoje o nosso Estado tem uma capacidade instalada de altíssimo nível, graças ao esforço das instituições de ensino e pesquisa. Valorizar o ensino superior é valorizar nossos jovens, que vão tomar conta do nosso futuro”, completa.
O atual secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Mato Grosso do Sul, Ricardo Senna, é professor colaborador da Esan e foi indicado para receber a Comenda Pedro Pedrossian pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Ele é egresso do Curso de Ciências Econômicas e do doutorado em Educação da UFMS, além de ter sido presidente do Conselho Regional de Economia e conselheiro do Conselho Federal de Economia.
Homenagem
A Comenda Pedro Pedrossian e a Medalha Darcy Ribeiro são concedidas a personalidades que se dedicam à educação no Mato Grosso do Sul. A Comenda é concedida a pessoas que prestaram serviços relevantes para o engrandecimento da Educação Superior no Estado. Já a Medalha é dedicada a professores, pesquisadores, técnicos, servidores, colaboradores ou dirigentes que tenham prestado relevantes serviços para o ensino, pesquisa ou extensão nas Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul. As honrarias são concedidas a partir da indicação das universidades que compõem o Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior. Confira a lista de homenageados deste ano:
- Rosamaria Cox Moura Leite Padgett (UFMS)
- Levi Marques Pereira (Universidade Federal da Grande Dourados)
- Alencar Ferri (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)
- Karina Renostro Ducatti (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul)
- Anita Guazzelli Bernardes (Universidade Católica Dom Bosco)
- Romíria Cristina Schaeffer Ferreira (Uniderp-Anhanguera)
- Edson Norberto Cáceres (UFMS)
- Nalvo Franco de Almeida Junior (UFMS)
- Lenice Heloísa de Arruda Silva (Universidade Federal da Grande Dourados)
- Claudia Andrea Lima Cardoso (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)
- Ricardo Senna (indicado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul)
- Padre Ricardo Carlos (Universidade Católica Dom Bosco)
- Marcos Henrique Marques (Uniderp-Anhanguera)
Texto: Alíria Aristides
Fotos: Álvaro Herculano e Arquivo Agecom