Professores da UFMS são reconhecidos pelo trabalho em prol do ensino superior do Estado

O Dia Estadual da Educação Superior foi celebrado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul na tarde desta quarta-feira, 21. Em alusão à data, os professores Edson Norberto Cáceres, Ricardo Senna, Nalvo Franco de Almeida Júnior e Rosamaria Cox Moura Leite Padgett da UFMS foram homenageados com a entrega da Comenda Pedro Pedrossian e Medalha Darcy Ribeiro. 

O reitor Marcelo Turine prestigiou a cerimônia e enfatizou a importância de reconhecer o trabalho dos profissionais que contribuem para fortalecer o ensino superior no Estado. “Quero parabenizar a Assembleia e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por criar um Dia Estadual da Educação Superior. Hoje é um dia de celebração e comemoração, um dia para reconhecer mulheres e homens que fizeram a diferença na educação superior em Mato Grosso do Sul”.

A homenagem foi entregue a professores de destaque indicados pelas instituições de ensino superior que compõem o Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior (Crie-MS). “Temos quatro grandes pesquisadores [homenageados] que contribuem para a educação superior e as políticas de ensino no Estado. A gente fica muito feliz de ter esses talentos na Universidade, em poder ajudar o nosso Mato Grosso do Sul. A educação é base de desenvolvimento do Estado, é base para a ciência, e sem ciência não tem desenvolvimento. Investir em ciência é uma oportunidade de promover o sucesso do nosso Estado”, completou o reitor. 

A professora da Escola de Administração e Negócios, Rosamaria Cox, foi reconhecida por seu trabalho na Universidade, em especial na promoção do desenvolvimento sustentável. “Recebi essa homenagem com muita felicidade, porque a educação é uma missão. A gente trata isso como uma missão porque nós estamos trabalhando e transformando a vida das pessoas. E eu sou muito grata por estar em uma Instituição que sempre me deu muita liberdade para eu conseguir trabalhar, o que possibilitou eu levar a UFMS em uma discussão da educação para o desenvolvimento sustentável a nível nacional”.

“Eu me sinto muito orgulhoso, lisonjeado e emocionado por ter recebido essa Comenda Pedro Pedrossian pelo serviço prestado. Isso mostra que nós temos uma Assembleia Legislativa, um governo que se preocupa com a educação. É uma longa trajetória que nos proporciona poder atuar frente ao ensino superior proporcionando aos nossos jovens uma boa formação que é isso que a gente quer e precisa”, contou o professor da Faculdade de Computação (Facom) e diretor científico da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect-MS), Nalvo Franco de Almeida Júnior.

Para o professor da Facom, Edson Norberto Cáceres, o reconhecimento com a Comanda Pedro Pedrossian é fruto de um trabalho coletivo. “É muito emocionante, por isso quero divider essa homenagem com todas as pessoas que eu tive a honra de trabalhar em mais de 40 anos. Todos os estudantes, os professores, os técnicos estão junto comigo nessa homenagem”.

A cerimônia também incluiu a transição de presidência do Crie-MS para o reitor da Universidade Católica Dom Bosco, padre José Marinoni. “A academia é feita através dessas pessoas que dedicaram e dedicam a própria vida ao ensino, à pesquisa, à inovação, que prestam um serviço à sociedade de suma importância nas respectivas universidades e instituições que atuam. Por isso, a continuidade das homenagens é indispensável [na nova gestão], temos que seguir reconhecendo o trabalho vital dessas pessoas”. 

O deputado estadual Junior Mocchi é responsável pela lei que institui o Dia Estadual da Educação Superior. Para o parlamentar, a homenagem reflete o agradecimento da população do Estado às instituições de ensino superior. “Em todas as áreas de atuação profissional em nosso Estado, a grande maioria dos profissionais que hoje nos atendem e prestam relevantes serviços à sociedade, passaram pelas universidades, pelas mãos dos profissionais da educação superior de Mato Grosso do Sul. A Assembleia Legislativa não faz nada mais do que a sua obrigação, como representante do povo sul mato-grossense, ao homenagear àqueles que no dia a dia constroem e contribuem para o fortalecimento do ensino superior em Mato Grosso do Sul”.

Acordo para disponibilização de bolsas

Durante a cerimônia, também foi firmado um acordo com a Fundect-MS para concessão de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica a estudantes de graduação das instituições de ensino superior associadas ao Crie-MS. O total de recursos destinados é de mais de R$5 milhões, totalizando 600 bolsas de iniciação científica no valor mensal de R$700 por 12 meses, com vigência a partir do dia 1º de setembro. 

 

Texto: Alíria Aristides 

Fotos: Álvaro Herculano