Professores criam projeto de doação de materiais artísticos para crianças

Professores e artistas se uniram para criar o Sacola Arteira, projeto que auxilia crianças em situação de vulnerabilidade econômica durante o período de isolamento social com a doação de kits de materiais artísticos.

“O projeto surgiu da percepção que as crianças menos assistidas poderiam receber, nesse período de isolamento, materiais que incentivassem a produzir Arte. Materiais novos que ajudariam a ter uma melhor relação com o tempo e com a situação toda que estamos vivendo, podendo expressar, manifestar seus sentimentos e ideias”, explica a professora Rozana Valentim, professora do curso de Artes Visuais da UFMS.

Rozana é a idealizadora da ação e conta que a inspiração surgiu da reflexão sobre o desenvolvimento das atividades de ensino em casa, por conta da substituição de aulas presenciais causada pela pandemia. “Foi observando minhas filhas e o acesso privilegiado à escola, internet, computador, materiais de arte, livros… Fiquei pensando nas crianças que não têm isso e como estavam passando por esse período de isolamento, longe dos professores e da escola”.

As doações são destinadas para as crianças atendidas pela Central Única das Favelas (CUFA-MS) e quem quiser contribuir deve comprar o kit, vendido por R$34,50. Para que os doadores não precisem desrespeitar as normas de isolamento social, a compra deve ser feita online acessando aqui e os colaboradores do projeto irão retirar os pedidos na loja. Veja o passo a passo de como efetuar a compra.

A Sacola Arteira conta com folhas A4, tintas guache, giz de cera, massinha de modelar, lápis de cor, tesoura escolar, lápis de grafite, pincel, apontador, borracha, cola e canetinhas hidrográficas. “Nós elaboramos atividades especialmente para as crianças que receberão a Sacola Arteira, que estão no livreto chamado Arteirices com Poesia, com poesias de autoria do professor Paulo Robson, da UFMS. Há também atividades elaboradas pelas professoras da área da dança da UEMS, doação de livros da autora Mara Calvis e de revistas doadas pelo Ciência Hoje das Crianças”, conta.

Segundo Rozana, esta também é uma oportunidade de repensar a importância da arte e do ensino artístico. “Às vezes o único contato que a criança tem com o conhecimento artístico é na aula de Arte, na escola. Por isso, esse também é um momento de pensar como a arte é importante nas nossas vidas. Precisamos ir além do básico”, ressalta.

O projeto conta com mais de 20 participantes, como professores dos cursos de Artes Visuais, Música e Biologia da UFMS, professores de outras instituições de ensino, artistas e simpatizantes da ideia. Acompanhe o Sacola Arteira na página do Facebook e no perfil do Instagram.

Texto: Leticia Bueno

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.