Nesta terça-feira, 5, a reitora Camila Ítavo empossou a professora Liana Duenha Dessandre Garanhani como diretora da Faculdade de Computação (Facom). A cerimônia foi prestigiada por membros da equipe de gestão, além de professores, técnicos, estudantes e familiares.
A reitora Camila Ítavo enfatizou a importância da cerimônia e do apoio para finalização e início dos ciclos de gestão. “A transição faz parte da Universidade, quando uma gestão se finda e outra se inicia, cada uma com seu desafio, com seu modo de atuar. Mas o mais lindo é ver a união no sentido de caminharmos juntos para uma Faculdade de Computação sempre melhor, uma Universidade sempre melhor, e sentir a emoção dos estudantes, técnicos e professores, o apoio incondicional que tem tanto a gestão que finda do professor Mongelli quando a que se inicia da professora Liana. É uma grande alegria, é um momento simbólico e muito especial para todos nós”, ressaltou.
“Estamos muito felizes hoje. É muito gratificante para nós estarmos na Facom, nessa troca de gestão, para que a gente possa ter quatro anos de liderança da professora Liana. […] É um momento de festa, estamos iniciando uma gestão, esses novos diretores também iniciam sua missão, e nós desejamos sucesso para eles, para toda a comunidade da Facom, professores, técnicos e estudantes”, destacou o vice-reitor Albert Schiaveto.
A professora Liana seria empossada no início de dezembro, mas a nomeação foi adiantada uma vez que o professor Henrique Mongelli deixou a direção para atuar como diretor de Governança Institucional. “É um momento de transição, muitas coisas acontecendo na Universidade. Temos uma nova gestão, com a professora Camila. […] A Facom já é a minha casa, eu estudei aqui na graduação, fiz meu mestrado aqui. Vivo na Facom há muitos anos, assumir agora esse desafio, me sinto mais preparada porque participei por três anos da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, onde aprendi bastante sobre a Universidade”, afirma.
A professora possui graduação e Mestrado em Ciência da Computação pela UFMS. Também é doutora em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas. Atua nas áreas de Arquitetura de Computadores, Sistemas de Alto Desempenho, Modelagem e Simulação. Nos últimos três anos, atuou como coordenadora do Integra UFMS e diretora de Escola de Extensão, unidade responsável pela coordenação, orientação e avaliação de cursos de extensão e de pós-graduação lato sensu da UFMS.
“Estou extremamente honrada por assumir essa missão. Agradeço aos meus colegas da Facom, foram eles que me aceitaram nessa posição, para dirigir essa Faculdade. A direção é quem vai norteando, mas o grupo todo é muito unido e todos trabalham. A Facom tem essa característica de todos remarem para o mesmo lado, isso é muito importante e espero poder ajudar nisso”, completa a diretora.
Durante a cerimônia, a reitora e o vice-reitor homenagearam o professor Henrique Mongelli pelos anos de contribuição na direção da Facom. “Foram oito anos muito gratificantes com todo suporte da equipe da Facom, docentes e técnicos. A gente sempre trabalhou de forma humana, com muito respeito, e a gente conseguiu fazer bastante coisa. […] Foram anos de parceria com a Administração Central, com apoio da Reitoria, um período de realizações, a gente está deixando uma Facom melhor porque cada um de nós que entra sempre vai melhorar, assim que a gente vai para frente, de uma forma muito humana, apesar da gente ser da área tecnológica”, pontuou.
O diretor-científico da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul e primeiro diretor da Facom, Nalvo Franco de Almeida Junior, também esteve presente na cerimônia. “A Facom tem uma história muito linda, é formada por gente que trabalha muito. Nossos colegas e professores, nossos servidores e nossos alunos são sempre muito bons, em todos os sentidos, e a gente tem que agradecer ao trabalho de todo mundo aqui, porque a Faculdade é como é pelo trabalho árduo dessas pessoas. Queria agradecer e falar para a professora Liana que conte com a gente para o que precisar”, finalizou.
Texto: Alíria Aristides
Fotos: Álvaro Herculano