A bióloga Letícia Couto Garcia, integrante da Coalizão Ciência e Sociedade, é uma das sete cientistas vencedoras do Prêmio L’Oréal-UNESCO-Academia Brasileira de Ciências Para Mulheres na Ciência.
Professora do Instituto de Biociências (Inbio) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Letícia Couto Garcia recebe o prêmio pela sua pesquisa sobre a restauração do Pantanal e entorno. Seus estudos levam em consideração a importância ambiental e econômica do bioma e o equilíbrio entre as demandas da sociedade e a conservação dos ecossistemas.
“O Pantanal é, por definição, bem adaptado ao fogo. Mas, nos últimos anos, observamos uma intensificação perigosa das queimadas. Cerca de 43% das áreas que queimaram no Pantanal em 2020 não queimavam há 20 anos”, explica Letícia, mencionando resultado de estudo recentemente publicado com seus colaboradores.
As demais vencedoras do Para Mulheres na Ciência 2021 foram Lilian Catenacci, Marta Giovanetti, Thaísa Michelan, Ana Cecília Albergaria-Barbosa, Ingrid Barcelos e Fernanda De Bastiani.
Texto: Coalizão Ciência e Sociedade