Professora Camila Ítavo é um dos destaques do documentário Mulheres na Ciência

Nesta quinta-feira, 29, foi realizado o lançamento do documentário Mulheres na Ciência, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. A vice-reitora Camila Ítavo é um dos destaques da obra, que contém depoimentos de mulheres professoras, pesquisadoras, estudantes e gestoras que ocupam diferentes espaços na produção científica em Mato Grosso do Sul.

“Mato Grosso do Sul está na vanguarda, com várias mulheres tão maravilhosas, que compartilharam suas vidas, compartilharam os desafios e também as alegrias”, ressaltou a vice-reitora. “Parabéns a todas as mulheres e que elas sigam inspirando. Nós temos mais e mais mulheres cientistas, gestoras, pesquisadoras, extensionistas, professoras em todas as áreas para que possam inspirar mais mulheres e meninas nesse desafio”, complementou.

O reitor Marcelo Turine esteve na cerimônia e parabenizou o protagonismo das mulheres em relação a ciência. “É um orgulho participar do lançamento e assistir esse documentário, ver a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect-MS) financiando um documentário desse nível de qualidade e falar que o futuro e o presente é essa inclusão dos jovens, das crianças, dos homens, das mulheres em prol de um bem comum, que é a redução das desigualdades e a formação de uma sociedade cada vez mais justa”, destacou.

O documentário foi produzido pelo projeto MS +Ciência, uma iniciativa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), em parceria com a Fundect-MS, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania, e do Sebrae. A obra marca ainda o encerramento das atividades promovidas pelo Governo do Estado em referência ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. “Estamos a disposição para políticas públicas para todas as mulheres, para todas as pesquisadoras que resistem todos os dias fazendo ciência”, enfatizou a subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos.

“É uma honra participar desse momento que é o Agosto Lilás. A gente fica honrado e por isso centralizamos o lançamento para que acontecesse no mês de agosto. Campanha que realmente tem que ser internalizada e no futuro possa zerar feminicídio e agressão contra mulheres”, afirmou o reitor da Uems, Laércio de Carvalho.

A vice-reitora da Uems, Luciana Ferreira Silva, apontou que o documentário é um trabalho coletivo que envolveu mais de 20 profissionais para realização de entrevistas com mulheres de mais de seis instituições. “Estar no espaço acadêmico exige dedicação, resistência, renúncia em muitos aspectos da vida da gente. Nós temos indicadores que mostram que a maioria das mulheres são minorias quanto se trata das lideranças de grupos de pesquisa e bolsistas produtividade. Tenho orgulho enorme de estar aqui representando essas mulheres. Só a partir da educação a gente consegue trazer autonomia para as mulheres”.

O diretor científico da Fundect-MS, Nalvo Franco de Almeida Junior, também parabenizou as pesquisadoras e os profissionais envolvidos na produção do documentário. “Parabenizo as nossas pesquisadoras. Temos um corpo docente muito forte e que é mostrado pelo resultado das publicações, congressos e resultado dos projetos de pesquisa”.

“Conforme a gente foi ouvindo os depoimentos, eu percebi que os relatos não eram individuais. Quando a gente vê que são compartilhados, deixam de ser individuais e viram um problema social. Existe uma capacidade intelectual infinita. Essa dificuldade ainda existe. Agradeço a todas que participaram, deram voz a questões entaladas a muita gente. Quando vemos uma história, existe um cenário real”, finalizou o coordenador do projeto MS +Ciência e diretor do documentário Mulheres na Ciência, André Mazini.

O trailer oficial e mais informações estão disponíveis neste link.

Texto: Thalia Zortéa e Mylena Rocha

Fotos: Álvaro Herculano