Professor tem participação em livro sobre Cavalo Pantaneiro

article (1)O professor Julio Cesar de Souza, do câmpus de Paranaíba, escreveu, em parceria com outros pesquisadores, um capítulo do livro “Cavalo Pantaneiro: rústico por natureza”. A obra reúne 27 anos de pesquisa e de história do cavalo pantaneiro e será lançada no dia 02 de junho em Poconé (MT). A realização é da Embrapa Pantanal. Ao todo são 21 capítulos com a colaboração de mais de 50 autores.

Para o professor Julio o trabalho realizado em parceria com a Embrapa representou um privilégio. O capítulo escrito por ele aborda o “Comportamento de Equinos Pantaneiros” e enfoca o comportamento de animais pantaneiros com ênfase em potros de dois e sete meses de idade observados na Fazenda Nhumirim, localizada no Pantanal da Nhecolândia (MS). DSC01194Os potros pertencem ao núcleo de conservação da Embrapa Pantanal e são criados, exclusivamente, em pastagens nativas. “O desmame foi feito aos sete meses de idade e, durante esse período, as éguas com potro ao pé permaneceram nas invernadas com pastagens de melhor qualidade, especialmente naquelas com maior proporção em áreas inundáveis, ambiente preferido por cavalos dessa raça. Outra observação interessante sobre os equinos pantaneiros é que, desde novos, aprendem a brincar na água e a se alimentar próximo ou dentro d’água, ou seja, o ambiente pantaneiro é seu mundo e, no seu dia a dia, o comportamento é moldado para esse ambiente”, explicou o professor.

Além de Julio Cesar de Souza da UFMS, colaboraram para o capítulo os pesquisadores: Arthur Wada (UFPR – Palotina), Helton Freitas (UFPR – Palotina), Sandra Aparecida Santos (Embrapa – CPAP) e Jose Antonio de Freitas (UFPR – Palotina). Houve ainda uma colaboração especial de Carolina Fregonesi de Souza (estudante do ensino médio, que cedeu algumas fotos).

Confira abaixo o convite para o lançamento do livro e no site da Embrapa mais informações sobre o livro.

convite