Professor do INQUI acompanha premiação da Intel ISEF

O professor Ivo Leite, do Instituto de Química da UFMS está em Los Angeles, EUA, como Coordenador da Delegação de Mato Grosso do Sul, e também como membro da Delegação Brasileira da Intel-Isef, acompanhando os 30 jovens pesquisadores brasileiros que estão representando o país na maior competição de ciência e engenharia pré-universitária do mundo, a Intel ISEF.

O professor Ivo Leite salientou a importância de participar do evento, onde estão concentrados grandes empresas e pesquisadores da área de Ciência e Tecnologia. “Mato Grosso do Sul vem se destacando como um dos estados que mantém uma continuidade das atividades de apoio ao ensino básico voltado a jovens talentos. Daqui saem os maiores prêmios dessa área, e, este ano, entre os 18 projetos finalistas do Brasil, um é de Aquidauana, que ano passado participou e ganhou o maior prêmio na área de engenharia biomédica”, destacou.

Entre os participantes, um aluno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – Campus Aquidauana, Luiz Fernando da Silva Borges, de 19 anos, com o projeto: Interface cérebro-computador de loop fechado hospedada em sistema de computação distribuída para comunicação com pessoas inicialmente classificadas em estado vegetativo ou coma.

A Intel ISEF (International Science and Engineering Fair) é a Feira Internacional de Ciências e Engenharia realizada anualmente, em maio, nos EUA. Desde 1950 uma cidade estadounidense diferente hospeda a feira a cada ano. É a maior feira para estudantes que ainda não chegaram ao nível universitário. Participam do evento projetos de 50 nações diferentes de todo o mundo. O estudante precisa participar de uma das feiras afiliadas à Intel ISEF, para estar qualificado à exposição na Intel ISEF. As feiras afiliadas estão incumbidas de selecionar os melhores projetos que serão mandados para a feira internacional. Desde 2003, a FEBRACE é a responsável pela seleção dos projetos que fazem parte da Delegação Brasileira que participa da Intel ISEF.

A edição 2017 da Feira conta com 1700 projetos finalistas, de 80 países. A premiação acontece na sexta-feira, 19.