Professor de Matemática recebe Comenda Pedro Pedrossian

Nesta quarta-feira, 4, o reitor Marcelo Turine e a vice-reitora Camila Ítavo receberam o professor Eronides de Jesus Bíscola. O professor foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul com a Comenda Pedro Pedrossian, em sessão solene virtual realizada no dia 21 de agosto, data em que se comemora o Dia do Ensino Superior de MS.

A Comenda Pedro Pedrossian é dirigida a personalidades que tenham prestado relevantes serviços para o engrandecimento do ensino superior sul-mato-grossense. A entrega da Comenda foi realizada na Reitoria e contou com a presença de familiares, professores, do assessor da Reitoria Edson Cáceres e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Nalvo Franco.

“Para nós é uma honra homenageá-lo como um dos professores e pesquisadores que contribuíram para o ensino e a pesquisa em Matemática na UFMS e no Estado. É um orgulho para a Universidade e uma alegria muito grande poder entregar essa Comenda como uma justa homenagem e o reconhecimento de sua contribuição na construção do conhecimento”, destacou o reitor.

O professor Eronides ingressou na UFMS em fevereiro de 1972. “Ainda era uma universidade estadual, recém construída, não havia sala para departamentos, professores, não havia nem máquina de datilografia. As comunicações internas eram manuscritas. O início era bem difícil. Mas, depois, com a chegada de pessoas solidárias e que tinham os mesmos ideias, fomos construindo a Instituição. Foi um período muito interessante de minha vida. Agradeço a Deus pelas oportunidades e também pelas pessoas que estiveram ao meu lado”, disse. No início da carreira, o professor Eronides ministrava aulas no curso de Engenharia. “Até 1982 mais ou menos eu dei aulas. Quando assumi a Coordenadoria de Pós-Graduação fiquei sabendo que seria possível trilhar um caminho para criar os cursos de licenciatura, iniciando pelo de Matemática”, contou. “Fiquei surpreso ao saber que seria homenageado. Estou há 20 anos fora da Universidade. Fiquei muito alegre, feliz, contente e pude pisar novamente aqui. Esta foi minha grande paixão. Ser lembrado, mesmo depois de 20 anos longe é muito bom”, comentou.

Presente na ocasião, o professor Jair Bíscola, irmão do homenageado, também atuou na UFMS e destacou as ações do professor Eronildes. “Ele prestou serviços relevantes em todas as áreas onde atuou, no Conselho de Pesquisa, no Conselho Universitário, nas pró-reitorias, como professor, claro, fazendo com que a Universidade se desenvolvesse na área de exatas. Estou muito contente em estar presente nessa homenagem a ele que sempre além da eficiência,  cultivou um grande amor pela Instituição”, disse. “Para mim e várias outras pessoas o professor Eron foi um grande incentivador. Lembro até hoje das nossas conversas e do convite para vim para a UFMS. Na época estava em Brasília e abandonei tudo para vir pra cá com minha mulher e auxiliar no crescimento da Universidade”, lembrou o professor Gilberto Tellaroli.

“Agradeço à reitoria, aos deputados, as pessoas que lembraram de meu nome, além dos professores de Matemática, técnicos e voluntários que fizeram parte da minha trajetória na Universidade Federal. Toda vez que pensar e olhar para a comenda vou lembrar de todos”, finalizou o professor Eronides.

O Dia Estadual da Educação Superior foi instituído em 21 de agosto pela Lei 5.040/ 2017. A data foi também a de fundação e instalação do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (Crie-MS), do qual, além da UFMS, fazem parte o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), a Universidade Anhanguera-Uniderp, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

 

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Leandro Benites