Na próxima quinta-feira, 6, às 18h, será realizado o Workshop Inteligência Artificial e Privacidade, com o professor Anderson Clayton Alves Nascimento, docente de Ciência da Computação na Universidade de Washington/Tacoma.
Segundo o professor Anderson, o workshop vai discutir os desafios para um uso ético da inteligência artificial. Atualmente, o professor é pesquisador-sênior na área de privacidade em inteligência artificial no Facebook, uma das maiores e mais influentes corporações do mundo.
Segundo seu currículo na Plataforma Lattes, é membro do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília e tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, com ênfase em Segurança da Informação e Criptografia. O professor Anderson fez mestrado, doutorado e estágio de pós-doutoramento na Universidade de Tóquio, no Japão. Além disso, foi consultor da Agência Brasileira de Inteligência, coordenador da comissão especial de segurança da informação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e membro do corpo editorial do IET Information Security Journal.
“Atualmente o debate sobre Inteligência Artificial tem ganhado relevo no Brasil. Vários profissionais internacionais têm alertado sobre o uso da IA e seus limites, como privacidade e utilização de dados. Como alerta também Yurval Harari, em um futuro próximo, será possível hackear pessoas. Com essa preocupação como base, buscamos conscientizar as pessoas sobre o uso da IA, seus limites éticos e o diálogo com os direitos humanos”, explica a professora Heloisa Portugal, do Campus de Três Lagoas.
De acordo com ela, é necessário refletir sobre o uso ético desta tecnologia. “Considerando que a IA ‘aprende’ a partir de ensinamentos humanos, podemos questionar a ética de quem a programa? A IA pode ser programada para fazer algo ilegal? Antiético?”, indaga.
A transmissão do evento será pelo canal da TV UFMS, de maneira totalmente gratuita e aberta a todos. Haverá certificado de participação.
O Workshop Inteligência Artificial e Privacidade é organizado pela Agência de Internacionalização e Inovação (Aginova) e faz parte das atividades promovidas pela campanha Eu Respeito, que mensalmente promove uma programação diversa a toda comunidade universitária.
Eu Respeito!
UFMS, a nossa Universidade!
Texto: Leticia Bueno