Professor da UFMS integra comissão do MEC para processo seletivo de estudantes estrangeiros

Comissão composta por representantes dos Ministérios da Educação e das Relações Exteriores e representantes de instituições de ensino superior e de associações de instituições de todo o país está reunida no Instituto Rio Branco, em Brasília (DF), para escolher os estudantes que irão participar do Programa de Estudantes-Convênio (PEC) em 2025. O processo seletivo para as modalidades de Graduação (PEC-G) e de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE) iniciou nesta terça-feira, 15, e vai até sexta-feira, 18. A divulgação do resultado preliminar está prevista para o dia 25. 

Integrando o grupo, o diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação, Anderson Viçoso de Araújo, informa que na UFMS há registros de estudantes que tiveram ingresso por convênio cultural desde 1975 e que atualmente a UFMS é a universidade brasileira que mais oferece vagas para estudantes do PEC-G dentre todas as instituições de ensino superior do País. “No momento, temos 46 estudantes PEC-G e, no ano que vem, vamos receber pela primeira vez estudantes do programa PEC-PLE, que são aqueles que não falam a língua portuguesa e vão passar um ano fazendo um curso especial de português para estrangeiros na Universidade. Isso irá permitir que posteriormente possam fazer parte do PEC-G e se matricularem em um curso de graduação na UFMS”, explica.

Sobre o programa, o diretor destaca a importância para a Instituição e para o país. “Os estudantes estrangeiros trazem suas experiências de seus países e repassam isso para nossos estudantes e professores. Além deles receberem uma educação de qualidade, eles retornam para seus países e ajudam no desenvolvimento das suas regiões. É um programa onde os dois lados ganham. Além disso, o programa faz a UFMS mais plural, mais diversa e se destacando ainda mais na internacionalização”, ressalta. 

O PEC-G  irá completar 60 anos em 2025 e é considerado um dos mais antigos e importantes instrumentos de política externa e de apoio à internacionalização das instituições de educação superior brasileiras. Mais de 10 mil estudantes já participaram do programa e mais de 100 instituições de educação superior brasileiras já aderiram a ele. Entre os egressos está o atual presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, que estudou Administração na Fundação Getúlio Vargas nos anos 80.   

Para 2025, o PEC-G e o PEC-PLE tiveram juntos 1,7 mil inscrições, mais que o dobro da edição anterior. Os candidatos são originários de 49 países. O processo seletivo será feito por meio da análise do histórico escolar e dos demais documentos apresentados. Mais informações podem ser obtidas na página do Ministério da Educação

Texto: Ariane Comineti, com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação, Secretaria de Educação Superior e Divisão de Cooperação Educacional do Ministério das Relações Exteriores

Foto: Divulgação/MEC