Hoje, 20, foi realizada a palestra Los nuevos paradigmas y desafíos de la internacionalización ante la pandemia, como parte da programação do Seminário Internacional On-line da UFMS.
O ministrante, professor Alberto Ferral – diretor da Cátedra Unesco em Segurança Humana e Desenvolvimento Regional na América Latina, na Universidade Blas Pascal em Córdova, na Argentina – afirmou o tema ser de extrema importância. “É importante que a gente perceba que criar o intercâmbio de saberes entre diversos alunos permite que a gente encontre soluções para a sociedade antes que a sociedade sofra. Esse é um conceito solidário e, mais do que solidário, fraterno”, declarou.
Ferral abordou como há muitas problemáticas no mundo, como a distribuição de renda, alimentos e água potável, que devem ser discutidas para, enfim, serem resolvidas. “Nós devemos encontrar novas formas de avaliar e pesquisar indicadores que nos ajudem a resolver esses problemas. Esses estudos são feitos pelas universidades, em sua maioria”.
Ele reforçou também ser papel das universidades criar indicadores e critérios sobre as mais diversas mazelas mundiais para que seja possível o aprofundamento dos estudos e pesquisas para avaliar e efetivamente sanar as problemáticas. “Como podemos criar esses critérios? No caso da violência, as universidades podem trabalhar junto a autoridades, junto aos jornais, a universidade tem o direito de possuir informações (…) os municípios são os principais detentores desse tipo de informação”, exemplificou.
O professor afirmou que nas instituições é possível integrar diversas áreas, como economia e nutrição, por exemplo, para investigar tudo o que pode ser feito em relação a estas questões, e o intercâmbio entre as universidades, ou seja, a internacionalização, pode nos levar a melhores resultados “para que a gente adquira experiência de ambos os lados”, disse.
Em sua fala, Ferral também trouxe atenção para a preservação das línguas e culturas de povos tradicionais, além do meio ambiente, relembrando como a América Latina é diversa em ambos aspectos. “Um dos tópicos mais importantes da Unesco é prezar pela cultura e tradição dos povos”.
Seminário Internacional
O Seminário Internacional On-line da UFMS, realizado nos dias 20 e 21 de outubro, é organizado pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova).
Clique aqui para conferir a programação completa e participe!
Texto: Leticia Bueno