Na sexta-feira, 2, o reitor Marcelo Turine e a vice-reitora Camila Ítavo deram posse ao novo diretor do Instituto de Física (Infi), professor Além-Mar Bernardes Gonçalves. A cerimônia foi realizada no auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão e seguiu todas as recomendações do Plano de Biossegurança da UFMS.
“É muito bom podermos estar aqui, respeitando as normas de biossegurança, reunidos e fazendo o que amamos. Hoje é um dia de comemoração. Agradeço à professora Dorotéia de Fátima Bozano pelo legado positivo deixado ao longo dos oito anos à frente do Infi. Peço a Deus que te ilumine sempre. O grande desafio do gestor público é ter coragem para tomar atitudes. Não é fácil fazer sucessão, mas ela é importante na administração pública e privada. Estamos felizes com a nomeação do Além-Mar, tenho certeza que com seu estilo de construção, habilidade de governança e a parceria dos servidores, vai conseguir superar os desafios e fazer o Instituto crescer cada vez mais ”, disse o reitor.
A vice-reitora Camila Ítavo também falou sobre a gestão anterior e desejou sorte ao novo diretor do Infi. “Professora Dorotéia sempre abraçou as ideias, os bons e corretos projetos para engrandecer o Instituto. Existem muitos talentos no Infi e sabemos que podemos mais. Parabéns pela sua visão de amor pela UFMS, pelo seu olhar e parceria para o crescimento. Muito obrigada. Isso aumenta a responsabilidade do professor Além-mar que desempenhou um excelente trabalho na diretoria da Pós-graduação. Tenho certeza que você vai manter a chama viva da construção, do diálogo e que o Infi irá se destacar mais e mais. Que você seja muito feliz”, falou.
Além-Mar ingressou na UFMS em 2013, como professor adjunto do Infi. Ele deixou o cargo de diretor de Pós-Graduação na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação para atuar como diretor do Instituto pelos próximos quatro anos. “O Instituto de Física comparado à UFMS é uma unidade muito nova, mas carrega grande responsabilidade na formação dos nossos futuros cientistas, engenheiros e professores. Somado a isso, o Infi também tem o grande papel no desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da inovação e da tecnologia em Mato Grosso do Sul. Em seus oito anos de existência, foi gerido pela professora Dorotéia a quem agradeço pela seriedade e dedicação empenhados no crescimento do Instituto. Hoje, assumo a responsabilidade de continuar esse trabalho, que não é livre de desafios. Agradeço todo apoio que recebi e sei que sem os colegas de trabalho não é possível alcançar a excelência. Podem contar com o Instituto de Física nesta incansável busca para tornar a nossa UFMS uma universidade de referência no país”, falou.
Bacharel, mestre e doutor em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, o professor Além-mar realizou doutorado sanduíche na Universidade Rutgers, em Nova Jersey, EUA. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento de nano-estruturas de óxidos semicondutores grafeno epitaxial e CVD, nano-dispositivos.
Atualmente vem trabalhando com pesquisa em crescimento e caracterização de nanoestruturas (ZnO, CuO, monocamadas de grafeno e MoS2, etc.) para aplicações em fotodegradação, sensores e dispositivos fotovoltáicos. Também desenvolve trabalhos na área de biomateriais envolvendo grafeno e óxido de grafeno. Em relação a divulgação e popularização da ciência, coordena um acervo de demonstrações de física (DemoFísica) com o foco em enriquecimento das aulas de graduação e divulgação da ciência; e tem publicado diversos trabalhos voltado ao uso de microcontroladores (Arduino) na confecção de montagens experimentais de baixo custo.
Homenagem
Durante a cerimônia, o diretor do Infi, professores e técnicos prestaram homenagem à professora Dorotéia pelos oito anos à frente da direção do Instituto. Eles entregaram uma placa em agradecimento e reconhecimento ao trabalho realizado.
“Em maio de 2013 começou o grande sonho com a instalação do Instituto de Física. Naquele momento, percebi que deveria colocar a mão na massa para fazer as coisas acontecerem. Foi uma grande emoção saber que os acadêmicos decidiram a eleição em 2013, após empate de votos entre técnicos e professores. Sempre tive um cuidado com os estudantes e isso representou o coroamento de tantos anos de dedicação. Havia muita coisa engessada e parada e procurei dar uma vida nova ao Instituto. Oito anos depois, tenho um sentimento, de enorme gratidão, aos acadêmicos, professores e técnicos. Ao longo deste tempo, houve uma renovação intensa do corpo docente, ampliou-se o número de técnicos, permitindo que hoje tenhamos um corpo de excelência, com pessoas parceiras, competentes e que abraçam as causas. Despeço-me da direção com muita gratidão e muita alegria. Há muitos desafios e desejo ao professor Além-mar uma felicidade imensa como minha e que faça com que o Infi seja um local agradável no qual as pessoas sentem-se amadas e respeitadas”, enfatizou a professora Dorotéia.
A cerimônia de posse contou com a presença dos pró-reitores, diretores, professores e servidores do Infi, e familiares.
Texto: Vanessa Amin
Fotos: Leandro Benites