Durante o mês de março, a Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realiza dois cursos: um sobre licitação e outro para fiscalização de contratos e obras, que fazem parte de uma parceria firmada com a Controladoria Geral da União (CGU). Serão ofertadas até 50 vagas para cada curso.
A iniciativa desse projeto nasceu, segundo o Pró-Reitor da Proadi, Claudio Cesar da Silva, da vontade de aprimorar o conhecimento técnico dos gestores de contratos, aumentando a eficiência e a qualidade dos processos que estão vinculados à Pró-Reitoria. Ele explica que a Proadi gerencia mais de 300 contratos. “Cada um dos 340 contratos tem um gestor. E quando você não tem esse preparo, você deixa de ser eficiente. Por falta de conhecimento, você perde recurso, deixa de fazer um planejamento de compras adequado, comete erros na elaboração do termo de referência, comprometendo todo o processo que virá depois”, pontua.
Para melhorar o fluxo de processos, aumentar a eficiência no uso dos recursos públicos e diminuir erros, a proposta de capacitação vai aprofundar o conhecimento dos servidores sobre a temática, atualizando-os quanto às novas normas no processo de licitação. Os cursos ofertados serão: “Licitação e Contratos”, com carga horária de 30 horas, e “Planejamento, Licitação e Fiscalização de Obras”, também de 30 horas.
A parceria com CGU é muito importante, pois, como relata o Pró-Reitor, a Proadi tem responsabilidade sobre todas as aquisições da UFMS, incluindo a gestão de patrimônio, gestão de distribuição de materiais, além de cuidar das obras e do planejamento delas, o que engloba a gestão desde a elaboração do projeto até a fiscalização das obras. A Proadi também é responsável pela manutenção de toda a Universidade.
Por esse motivo, a capacitação dos servidores é crucial, de modo ainda que se mantenha a qualidade e a eficiência nos processos. “Temos muitas responsabilidades, por isso precisamos ter muita seriedade, confiança e competência naquilo que estamos fazendo. E sabemos que podemos errar, mas nós temos que buscar sempre fazer o melhor. Porque um erro dentro da gestão pública é muito difícil de ser sanado. Os erros acontecem, isso eu posso dizer, não por má-fé, mas por falta de capacitação e conhecimento. As normas mudam constantemente, é difícil para servidor acompanhar o ritmo das mudanças. Então nós temos que investir em capacitação permanente”, complementou Claudio.
Ainda de acordo com o Pró-Reitor, a abertura das inscrições para os cursos deve ocorrer ainda neste mês. Os técnicos da CGU vão ministrar as aulas na UFMS.