Primeira noite de colação de grau da Cidade Universitária celebra a formatura de mais de 300 estudantes

Na noite desta segunda-feira, 11, 374 estudantes das Faculdades de Computação (Facom), de Educação (Faed) e da Escola de Administração e Negócios (Esan) finalizaram a jornada na graduação com a cerimônia de colação de grau. A solenidade foi realizada no Ginásio  do Moreninho, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS.  

O reitor Marcelo Turine parabenizou todos os formandos e entregou, pela primeira vez, a menção honrosa para estudantes que se destacaram em cada um dos cursos. Em seu discurso de agradecimento, o reitor evidenciou a missão dos estudantes a partir da formação. “Como os mais novos profissionais da UFMS, vocês têm uma missão belíssima de ajudar nosso país com trabalho, dignidade, ética, respeito e profissionalismo. Em Mato Grosso do Sul, temos somente 21% da população com curso superior. Hoje vocês nos ajudam a ter um indicador cada vez melhor. Fortaleçam e valorizem esse título que vocês receberam de uma universidade pública e de qualidade”, destaca. 

A vice-reitora Camila Ítavo ressaltou a importância de olhar para a trajetória dos estudantes e da própria Universidade. “Ano que vem a gente completa 45 anos de Federal e 71 anos de história. Vocês fazem parte dessa história, e nesta noite nós escrevemos um capítulo brilhante. A UFMS é 10, isso é conquista de todos nós. Isso a gente leva no coração, leva como egresso a Universidade. O sucesso de vocês é o nosso sucesso”, enfatiza. 

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, destacou a missão de formação da UFMS. “É nossa missão desenvolver e socializar o conhecimento, formando profissionais qualificados. Nós estamos aqui para isso. Agora, a missão de vocês é agir como profissionais que transformam a sociedade e favorecer o desenvolvimento sustentável do país, vocês também têm essa responsabilidade. Sejam profissionais que fazem a diferença, onde estiverem”.

O diretor da Escola de Administração e Negócios, Claudio César da Silva, incentivou os recém-formados a seguirem se qualificando. “Nossos egressos fazem parte da UFMS, que é o patrimônio do Mato Grosso do Sul, do Brasil. É uma Universidade nota 10, não é pouca coisa. Chegar ao ensino superior é um salto importante, mas começa agora a construção de uma nova carreira. E a UFMS segue de portas abertas para vocês continuarem o processo de formação de vocês”, salienta.

O diretor da Faculdade de Computação, Henrique Mongelli, agradeceu aos formandos. “Esse momento é de agradecimento, agradeço por vocês estarem aqui, comigo. O aprendizado é uma troca, aprendemos com nossos estudantes também. Agradeço por fazerem parte da Facom, por terem estado esse tempo conosco e confiado no nosso trabalho”, afirma. 

“Parabenizo a cada um de vocês pela jornada, pelo esforço nas noites de estudo e muitos finais de semana de trabalho. Imagino quanto essas famílias tiveram que se doar por esses filhos que estão chegar nesta noite gloriosa, com muito orgulho que abraço a cada um de vocês. Vocês são UFMS, levem sempre isso com vocês”, disse a diretora da Faculdade de Educação, Milene Bartolomei Silva. 

A licenciada em Pedagogia Carla de Rezende Souza discursou como representante dos estudantes  “É com grande honra e emoção que compartilho esse momento especial com cada um de vocês. Enfrentamos juntos jornadas, mas também crescimento pessoal inigualável. Ao olharmos para trás tivemos não apenas diplomas, mas trajetórias transformadas”, disse.

A professora Yasmim Gomes Casagrande representou os docentes homenageados da noite. “Tenho certeza que todos vocês têm trajetória que imaginaram até chegar a essa noite, essa trajetória veio cercada de muitos planos, pessoas, dias de estudo, fins de semana, momentos com e sem famílias. Não é fácil chegar até aqui, são os desafios que fazem a gente dar valor para o processo. Essa noite é a coroação de um sonho”. 

Noite de comemoração, orgulho e finalização de ciclo

Acompanhada dos pais e do filho, Lourdes Rodrigues finalizou o curso de Tecnologia em Educação e Processos de Trabalho: Alimentação Escolar. “Depois de muita luta, cheguei nesse momento tão gratificante. Ao longo do caminho, até achei que não iria conseguir. Mas insisti e concretizei esse objetivo. Agora quero fazer o meu melhor como profissional”, relata. A mãe de Lourdes, Marlene Rodrigues, conta que acompanhou de perto o esforço da filha. “Esse momento foi muito esperado, muito batalhado. Ela estava trabalhando ao mesmo tempo, enfrentou muitas dificuldades. Estamos muito felizes por ver ela cumprir esse objetivo”, enfatiza. 

Formanda no curso de Pedagogia, Gabriela Gomes ressalta a importância da colação de grau para marcar a finalização de um ciclo. “Alguns anos atrás não imaginava estar seguindo essa carreira. Apesar das dificuldades, a graduação foi um período muito gostoso, consegui encontrar um caminho para seguir. Essa noite marca um fim e um começo de ciclo”, pontua. 

Iago Akio Saito, formando no curso de Engenharia de Software, enfatiza que a pandemia foi um desafio superado durante a graduação. “A pandemia e o ensino remoto foram grandes desafios durante a graduação, mas com o retorno das aulas podemos finalizar esse ciclo da melhor forma possível. É muito bom estar recebendo esse diploma hoje, estar saindo da Federal para começar um novo ciclo”, conta. 

Alessandro Stuani concluiu o curso de Administração e, na cerimônia de colação, estava acompanhado pela família que veio de São Gabriel do Oeste para a comemoração. “Passei por muitos altos e baixos, quis até desistir, mas minha família que está aqui hoje sempre me apoiou e me incentivou a continuar. Esse momento foi muito esperado”, enfatiza. 

Para a mãe de Alessandro, Larissa Stuani, orgulho é a palavra que define o momento. “Para uma mãe que não teve oportunidade de estudar, esse momento é muito marcante. Fizemos de tudo para ele seguir e chegar aqui, o orgulho é imenso”, ressalta. Já César Stuani, pai de Alessandro, ressalta o sentimento de missão cumprida. “Como pai, acredito que nossa missão é dar oportunidades para o filho crescer, se formar. Ele conseguiu chegar aqui e finaliza esse ciclo tão importante. É uma vitória gigante”, conclui. 

Texto: Alíria Aristides

Foto: Alíria Aristides, Álvaro Herculano e Mylena Rocha