Primeira noite das cerimônias de colação de grau foi marcada por emoção na Cidade Universitária

O calendário das cerimônias de colação de grau iniciou oficialmente nesta terça-feira, 1º, na Cidade Universitária. O evento realizado no Teatro Glauce Rocha foi transmitido ao vivo pelo canal da TV UFMS.

Colaram grau cerca de cem estudantes da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação; Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia; Faculdade de Ciências Humanas e do Instituto de Química.

O reitor Marcelo Turine desejou sucesso aos novos profissionais. “Hoje é dia de festa e pra nós é uma emoção muito grande receber vocês nesta universidade pública, essa casa é do povo e estamos hoje com estudantes indo para outras missões. Nunca esqueçam que a educação e o conhecimento são fundamentais na vida. Brilhem no mercado de trabalho e estamos sempre à disposição para ajudar na formação complementar. É um dever cumprido, quando entregamos vocês para a sociedade”.

A vice-reitora Camila Ítavo ressaltou a qualidade do ensino que a Universidade oferece. “É importante dizer que no Brasil temos 69 universidade federais, somente seis delas são nota 10 e a UFMS é uma delas. É um orgulho neste momento apresentar à sociedade os mais novos frutos desta educação que é nota máxima. Gostaria de agradecer todos os professores e professoras, técnicas e técnicos dessa Universidade. Aos novos profissionais bora trabalhar, honrar a vida de vocês, bora honrar os familiares, os amigos, bora honrar os mestres e esta Universidade, bora abrir espaço para quem vem, sejam felizes e brilhem”.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza falou sobre a alegria da primeira noite de comemorações. “Que festa linda, está aberta o calendário de colações de grau da UFMS. Parabéns a vocês, estrelas da noite que são os nossos formandos e formandas. Esta Universidade tem uma visão que é ser reconhecida nacionalmente e internacionalmente e temos alcançado. Recentemente passamos por dois recredenciamentos e somos nota 10. Parabéns a vocês que confiaram seus filhos a estarem conosco durante esses anos. Nossa parte nós fizemos e agora a transformação da sociedade é com vocês”.

O professor do curso de Música, Jorge Augusto Mendes Geraldo discursou em nome de todos os docentes homenageados. “É um privilégio ser escolhido como paraninfo e representar todos os outros professores homenageados. E enquanto coordenador de curso penso que nosso maior objetivo é ver nossos estudantes indo embora, com sorriso e diploma na mão, tenho certeza que esse período na  UFMS demandou muito esforço, resiliência e dedicação. Para nós enquanto professores é um sentimento de dever cumprido. Depois de transformados, continuem transformando e é tempo de comemorar com as pessoas que caminharam junto com vocês”.

Concluinte do Curso de História, Vânia Almeida declarou a alegria de estar concluindo a graduação. “Esperei muito por este momento, a pandemia atrapalhou e eu tive que concluir em um período um pouco maior, agora é um momento de alívio”.

A formanda do Curso de Jornalismo, Glória Maria Pinho, ressaltou que o momento foi muito esperado por ela e pela família. “Os meus pais são idosos e durante a pandemia me perguntavam quando eu ia me formar, tinham medo desse dia chegar e não estarem aqui para presenciar, mas esse dia chegou e eles estão aqui e estou muito feliz”.

A conquista dos estudantes também é a realização dos sonhos dos pais, como é o caso da Mônica Silva, que viu o filho Pedro Silva colar grau no curso de Engenharia Civil. “Confesso que estou nervosa, acho que não estamos preparados para esse momento e eu sou mãe coruja, então cada feito dos meus filhos é um feito meu, é muito emocionante, estão começando na vida profissional, é uma virada de ciclo”.

As cerimônias de colação de grau serão realizadas até 25 de agosto, sempre às 18h, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS.

Texto: Bianka Macário

Fotos: Álvaro Herculano