Primeira estudante de Medicina de Três Lagoas cola grau a distância

Cerimônia foi realizada on-line devido à medida de distanciamento social para prevenção do novo coronavírus

Computador e câmera a postos e uma ligação em vídeo. Assim foi a primeira colação de grau a distância realizada ontem (17), às 16h, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Por meio da plataforma gratuita de chamadas de vídeo Google Meet, Ariél Krause foi a primeira estudante da primeira turma de Medicina do Campus de Três Lagoas (CPTL/UFMS) a colar grau e na modalidade on-line. Com a presença remota do reitor Marcelo Turine, a vice-reitora Camila Ítavo, pró-reitores, diretores de agências e o diretor do campus Osmar Jesus Macedo, a cerimônia foi adiantada para que a estudante pudesse assumir um concurso no estado do Paraná e ocorreu virtualmente devido à pandemia da Covid-19.

A colação a distância aconteceu graças à portaria nº 472, de 2 de abril de 2020, da UFMS, que “estabelece normas e procedimentos para abreviação (do curso), em caráter excepcional” e permite a realização on-line da cerimônia de modo a se enquadrar nas medidas de prevenção e distanciamento social, relacionados ao novo coronavírus. Além disso, a estudante solicitou uma liminar para o adiantamento da colação para que pudesse assumir, na semana que vem, a vaga no concurso. “Assim como nós temos prevista a colação de gabinete, essa colação cumpriu basicamente todos os requisitos. Ela foi ao gabinete do diretor e na presença remota do reitor, da vice-reitora, vários pró-reitores, inclusive eu, fez o juramento e cumpriu os requisitos normais”, explicou o pró-reitor de Graduação Ruy Corrêa Filho.

Ariél tomou os cuidados possíveis para realizar a assinatura da ata de colação no gabinete do diretor, no Campus de Três Lagoas

Ainda segundo o pró-reitor, a organização dessa colação, em especial, foi trabalhosa, pois os preparativos foram feitos de um dia para o outro devido à liminar. Para Ariél, a Universidade teve agilidade para conseguir realizar a cerimônia. “Também demonstra o quanto a instituição tem se adequado ao contexto que temos vivido atualmente, o contexto da pandemia”, completou a acadêmica.

Para o reitor Marcelo Turine, o momento é único por ser a primeira colação de grau da Universidade realizada em ambiente virtual. “É um momento de emoção muito grande porque estamos vivendo num cenário complexo de saúde, de economia, no nosso país, no mundo, e vocês (estudantes da área da saúde) tem de estar na linha de frente ajudando o nosso país”, disse o reitor durante a cerimônia.

“Você entra para a história, Ariél! A primeira médica formada em Três Lagoas e a realização de um sonho da Universidade”, parabenizou a vice-reitora Camila Ítavo, que também disse estar feliz com a qualidade do curso e dos profissionais que a UFMS tem formado para a sociedade. “Foi muito inusitado, porque foi um evento on-line e além de ter sido um evento que já era importante para mim, tem o fato de que também foi um evento inédito da Instituição e eu estava lá fazendo parte disso”, comentou Ariél.

O diretor do Campus de Três Lagoas, Osmar Jesus Macedo, cumprimentou a aluna, os colegas, a coordenação do curso de Medicina e a gestão da Universidade pelo empenho em realizar a cerimônia. “A UFMS sempre orgulhosa em contribuir com a sociedade oferecendo profissionais para atuar nesse momento difícil que o país enfrenta”, elogiou.

Autorização do MEC

Junto de Ariél, outros 39 alunos do curso de Medicina do CPTL também se interessaram em abreviar o curso e colar grau, após a medida provisória do Governo Federal. O Ministério da Educação formalizou a possibilidade de antecipação da formatura para estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, enquanto durar a situação de emergência na saúde pública devido à pandemia da Covid-19.  A portaria nº 374/2020, do dia 3 de abril, autoriza essa antecipação e foi  publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo informações do site do MEC, os estudantes de Medicina poderão se formar após concluir 75% do internato e os alunos das outras três áreas da saúde também deverão cumprir 75% da carga, só que referente à grade curricular obrigatória do curso. A decisão foi tomada como medida de caráter excepcional para atuação exclusiva no combate ao novo coronavírus.

A maioria dos alunos da turma de Ariél formaria agora no meio do ano e outros estudantes da área, na Cidade Universitária, demonstraram interesse na antecipação do curso. O pró-reitor Ruy Corrêa Filho explica que os estudantes interessados até agora preenchem os requisitos necessários dispostos nas portarias da UFMS e do MEC para participarem da colação de grau. A previsão é de que em breve sejam realizadas outras cerimônias de maneira virtual. “A gente tem plena convicção que eles estão muito bem preparados para contribuir com a sociedade, especialmente no enfrentamento da covid-19, nesse momento que a gente está passando”, afirmou.

Texto e  fotos: Thayná Oliveira (Repórter TV UFMS)