Primeira empresa júnior do Instituto de Química é reconhecida pelo Programa UFMS Júnior

A empresa júnior (EJ) do Instituto de Química (Inqui), Viridis Júnior, foi reconhecida pela Universidade. Criada por estudantes dos cursos de Engenharia Química e Química, a EJ é a primeira do Mato Grosso do Sul a atuar no setor, por meio de capacitações e consultorias para empresas e profissionais da área.

Para o diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova), Saulo Moreira, o Programa UFMS Júnior é uma das iniciativas que estimulam e fortalecem o empreendedorismo na Instituição. “O empreendedorismo júnior é uma das formas de aumentar e difundir a cultura empreendedora no âmbito da Universidade, pois estimula os estudantes a atuarem em equipe na forma de empresas, de tal maneira que eles experimentem hoje a dinâmica de negócios que eles terão depois que formarem”, destaca.

A criação da EJ era um sonho do professor e atual diretor do Inqui, Carlos Eduardo Domingues Nazario. “Quando eu me candidatei para ser diretor, uma das coisas que eu queria era ter uma empresa júnior que englobasse os três cursos de graduação do Inqui. Comecei a incentivar os estudantes, os centros acadêmicos e os participantes dos PETs e, para minha surpresa, os estudantes do Curso de Engenharia de Química chegaram até mim com uma proposta pronta e me convidaram para ser o supervisor da EJ”, relembra.

O processo de regularização e maturação da empresa levou dois anos e foi conduzido pelos estudantes Maria Clara Carvalho, Getúlio Passos, Fátima Maria Lino, Gabriela Saghabi, Matheus Coelho, Ana Carolina Cargnin e José Augusto de Bastos, que permanecem em cargos administrativos. Atualmente, a EJ possui 13 integrantes, sete membros fundadores e seis novos integrantes que ingressaram após processo seletivo.

A presidente da Viridis Júnior, Maria Clara Carvalho, foi quem propôs a criação da EJ e celebra o legado que deixará para os colegas. “É muito gratificante. A gente começou do zero, tentando entender etapa por etapa, buscando informação e fomos executando. Ver que este ano conseguimos o CNPJ e o reconhecimento é uma conquista muito grande pra gente. É de grande prestígio saber que muitos estudantes vão ter a oportunidade de melhorar seus currículos e adquirir experiências”.

O compromisso da empresa com sustentabilidade reflete-se na escolha do nome e nos elementos que compõe a identidade visual: um frasco de Erlenmeyer e uma folha. “O nome da empresa, Viridis, vem do latim e significa verde. A escolha pelo verde está muito ligada à nossa missão e representa a química verde, atrelada à sustentabilidade, que é um de nossos pilares”, explica o diretor administrativo- financeiro da EJ, Getulio Willms Passos.

Com a nova empresa, o Programa UFMS Júnior possui 19 empresas juniores reconhecidas institucionalmente e que prestam serviço em diversas áreas, como engenharias, enfermagem, direito, entre outras. As EJs estão presentes na Cidade Universitária e nos Câmpus de  Nova Andradina, Três Lagoas, Paranaíba, Naviraí e do Pantanal.

Em 2023, a Universidade obteve destaque nacional ao conquistar a 15ª posição no Ranking de Universidades Empreendedoras, entre as 108 instituições classificadas, e a 10ª posição entre as 68 federais brasileiras elencadas. “Para a UFMS, como uma Universidade que tem a cultura empreendedora fortalecida, é importante que sejam criadas novas empresas juniores em todos os segmentos e áreas”, destaca o diretor da Aginova.

Para conhecer mais sobre o Programa UFMS Júnior e outras empresas juniores, acesse a página.

Texto: Claiane Lamperth

Fotos: Viridis Júnior