Primeira colação de grau presencial do ano reúne formandos de enfermagem e fisioterapia

Os acadêmicos de Enfermagem e Fisioterapia concluíram uma trajetória de estudo e dedicação na tarde desta quarta-feira, 6, na Cidade Universitária. Os 32 estudantes do Instituto Integrado de Saúde (Inisa) tornaram-se bacharéis na primeira cerimônia de colação de grau da graduação realizada no formato presencial desde o início da pandemia. 

A solenidade foi realizada no Auditório do Complexo EAD e Escola de Extensão e os familiares dos estudantes puderam acompanhar ao vivo, pela transmissão no canal da TV UFMS. O reitor Marcelo Turine parabenizou os formandos e agradeceu a presença de todos.

“Nenhum aluno de 2021 colou grau de forma presencial. Vocês foram privilegiados por estarem aqui neste momento conosco. Ainda vivemos uma pandemia, estamos liberando devagarzinho”, comentou, ao citar a flexibilização das normas e do uso de máscaras em todo o país.

O reitor ainda desejou uma trajetória brilhante a cada um dos novos profissionais. “Espero que vocês tenham muito orgulho dessa caminhada, da nossa Universidade. Agradeçam à sociedade que financia esta Universidade, que é pública, gratuita e de qualidade”. 

A vice-reitora Camila Ítavo parabenizou não só os formandos, mas todos os docentes e técnicos que ajudaram nesta trajetória. “Agradecemos a toda a equipe do Inisa, por terem contribuído para que chegássemos a este momento. Aos estudantes, a partir de hoje vocês serão sempre UFMS. Levem e honrem o nosso nome”, ressaltou. 

O diretor do Inisa, Marcos Ferreira, também esteve presente na solenidade e comentou sobre os desafios enfrentados pelos acadêmicos durante a pandemia. “Este período fez com que tivéssemos que nos reinventar, a nossa instituição manteve os cursos funcionando. Mesmo com as adversidades, formamos profissionais com diferencial, vocês saberão lidar com os desafios. O contexto de uma doença grave como esta nos fez repensar sobre a ciência e tudo que sabíamos”. 

Para o paraninfo da turma, Rodrigo Almeida, a pandemia reforçou a importância dos profissionais da saúde. Ele celebrou a graduação dos acadêmicos e desejou sucesso na nova caminhada. “Esta é a cerimônia de adeus e de boas-vindas. Boas-vindas para um novo começo, um novo tempo”, celebrou. 

Durante a cerimônia, a estudante Camila Krugel, do curso de enfermagem, fez o juramento para todos os formandos. A acadêmica Bethania Menezes fez um discurso para os colegas, para marcar o rito de passagem da turma. “Finda-se hoje uma história que, para a maioria de nós, iniciou em abril de 2017. É o começo de uma nova história, agora com o título de bacharel”.

Dentro de algumas semanas, o diploma será disponibilizado aos formandos no Sistema Acadêmico (Siscad) e os estudantes concluintes poderão validá-lo no Portal do Ministério da Educação (MEC). 

Texto: Mylena Rocha

Foto: Marcelo Calazans