Preparação para o Enade 2024 tem ciclo de palestras direcionado aos estudantes

Entre os dias 2 e 24 de setembro, a UFMS, por meio da Diretoria de Avaliação Institucional, promove um ciclo de palestras e rodas de conversas para preparar e sensibilizar os estudantes da Cidade Universitária e dos câmpus sobre a importância do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024. Neste ano, as provas serão aplicadas no dia 24 de novembro em todo o país.

O Enade é aplicado anualmente e essa edição é dedicada à avaliação de cursos de licenciatura de 17 áreas de conhecimento. O Exame é um componente curricular obrigatório e analisa o aproveitamento dos estudantes em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação e o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade nacional e mundial.

A diretora de Avaliação Institucional em exercício, Beatriz Lopes Corso, explica que as palestras têm como finalidade desmistificar informações sobre o Exame e estimular a participação dos estudantes. “O Enade das licenciaturas está com um novo formato, logo abordaremos as novidades da prova e aspectos relevantes. A apresentação contém esclarecimentos sobre a importância da prova Enade para o curso, informações sobre o cadastro do estudante no sistema Enade e o preenchimento do questionário do estudante. Também abordaremos a composição da prova teórica e as novidades da avaliação prática, bem como um resumo dos indicadores de qualidade e o impacto da prova Enade nos conceitos dos cursos”, explica.

“Os resultados da prova Enade auxiliam o Ministério da Educação na elaboração de políticas públicas na área da educação, contribuindo assim para a melhoria contínua do ensino superior no Brasil. O fato dele ser um componente curricular obrigatório permite que essa coleta de dados seja periódica e que os resultados sejam utilizados de forma consistente. Por meio do Enade são calculados os indicadores de qualidade, entre eles o Conceito Enade e o Conceito Preliminar de Curso, que são utilizados como um dos símbolos de qualidade do curso”, enfatiza Beatriz.

O ciclo de palestras inicia na segunda-feira, 2, com a conversa direcionada aos estudantes concluintes dos cursos de licenciatura em Artes Visuais, Letras – Português e Espanhol e Letras -Português e Inglês, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc). A atividade será realizada às 9h15 no auditório Marçal de Souza Tupã-Y, localizado no setor 1 da Cidade Universitária. No mesmo dia, às 19h, será promovida a palestra voltada aos estudantes dos cursos de licenciatura dos Câmpus de Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e do Pantanal, por meio de transmissão ao vivo no canal da TV UFMS.

Na terça-feira, 3, é a vez dos cursos de licenciatura em Pedagogia (noturno), da Faculdade de Educação (Faed); Ciências Biológicas (noturno), do Instituto de Biociências; Química, do Instituto de Química; e Música, da Faalc. A palestra será realizada às 19h, no auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão, localizado no setor 2 da Cidade Universitária. No dia 5, a sensibilização dos estudantes das licenciaturas em Educação Física e Pedagogia (integral), da Faed, e em Físíca, do Instituto de Física, ocorre a partir das 9h15, no auditório Marçal de Souza Tupã-Y.

No dia 9, a conversa é dedicada aos concluintes das licenciaturas em Filosofia e História, da Faculdade de Ciências Humanas, e em Matemática, do Instituto de Matemática, com início às 19h, no auditório Marçal de Souza Tupã-Y. As últimas palestras preparatórias para o Exame serão no dia 24, às 15h e às 19h, voltadas para os estudantes do Câmpus de Aquidauana.

Mais informações sobre o ciclo de palestras e a aplicação do Enade podem ser obtidas por meio desta página.

Texto: Giulia Fonseca, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica