Prêmio Agro Estudantil reconhece pesquisas científicas que contribuem com o agronegócio

Estudantes de graduação e de pós-graduação, que desenvolvam estudos voltados para o agronegócio e a vida do produtor rural, podem se inscrever para o 1º Prêmio Agro Estudantil, realizado pelo Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho. O principal objetivo da premiação é incentivar o desenvolvimento do agronegócio em Mato Grosso do Sul, reconhecendo pesquisas científicas na área.

Os interessados podem submeter o resumo científico até o dia 31 de maio, no portal do evento, e as inscrições são gratuitas. Serão aceitos trabalhos sobre socioeconomia e mercado, produção agroindustrial, estratégias sustentáveis no uso de insumos e aditivos e técnicas para redução e compensação na emissão de gases de efeito estufa. Os participantes receberão um e-mail informando se os resumos foram aceitos a partir do dia 5 de junho, e todos os trabalhos aprovados serão expostos, entre os dias 22 e 24 de junho, no 3º Encontro de Integração Tecnológica do Agronegócio do Estado de Mato Grosso do Sul (Interagro).

Dentre os principais critérios de avaliação, estão: a relevância e pertinência do tema; qualidade do trabalho; objetivos; análise e interpretação dos resultados; metodologia científica empregada; conclusões e aplicabilidade; originalidade; além de clareza e correção da linguagem e escrita. Os estudantes e orientadores que tiverem os melhores resumos serão premiados em suas respectivas categorias: técnico, graduação e pós-graduação.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, explica que o prêmio está aberto a todos os estudantes da UFMS. “Os trabalhos serão apresentados na forma de resumo, e aqueles que forem aceitos serão apresentados durante o evento Interagro 2023, ou seja, já é um evento científico onde os nossos estudantes da graduação e pós-graduação podem apresentar os resultados das pesquisas que desenvolvem, juntamente com seus orientadores”.

Os vencedores de cada modalidade serão anunciados durante a cerimônia de encerramento do Interagro 2023, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes. Na categoria de ensino técnico e tecnológico, o primeiro colocado recebe 600 reais; na categoria graduação, 800 reais; e na de pós-graduação, o premiado leva 1 mil reais. Os orientadores recebem o mesmo valor em dinheiro que os estudantes, e os participantes que ficarem em segundo e terceiro lugares recebem certificados de menção honrosa em todas as modalidades.

“A UFMS é a maior e melhor Universidade de Mato Grosso do Sul, consequentemente, nós temos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e estudantes que são extremamente relevantes, de alto impacto científico, e nossos estudantes têm todas as chances de conquistarem o prêmio, tanto a nível de graduação quanto de pós-graduação. Fica aqui o nosso convite, não deixem de participar deste 1º Prêmio Agro Estudantil. Você que é nosso estudante, aproveite esta oportunidade de apresentar o resultado dos seus estudos”, finaliza o pró-reitor.

Texto: Agatha Espírito Santo